Registrados apenas problemas técnicos com urnas eletrônicas durante a votação em Pará de Minas


A lei eleitoral prevê algumas proibições durante o dia da votação e por isso é preciso que todos os cidadãos tenham ciência de seus direitos e deveres. O objetivo é garantir o direito a voto sem que ocorram abusos.

As normas também asseguram a todos os candidatos o direito a concorrer aos cargos eletivos de forma imparcial. Trata-se de uma forma de promover a democracia e combater qualquer fraude ou outro ato ilícito.

A movimentação já foi intensa nas sessões eleitorais de Pará de Minas durante a manhã chuvosa deste domingo, 7 de outubro. Duas urnas eletrônicas tiveram problemas técnicos, uma na Escola Estadual Fernando Otávio e outra na Escola Estadual Governador Valadares.

Todas as providências já foram tomadas para que os problemas fossem sanados e a votação voltasse a normalidade. Na Escola Estadual Governador Valadares o equipamento foi trocado por um reserva.

Na Escola Estadual Fernando Otávio o presidente da sessão reiniciou a urna, emitiu a zerésima, que é um relatório apontando os votos registrados, e ligou novamente. O aparelho eletrônico voltou a funcionar normalmente.

Segundo Herilene de Oliveira Andrade, juíza eleitoral, os trabalhos começaram durante a madrugada para assegurar o transporte seguro das urnas para as sessões. Nenhuma ocorrência foi registrada nas primeiras horas de votação:

Herilene de Oliveira Andrade
eleicoes2018herilenedeoliveiraandrade1

A Polícia Militar e a Polícia Civil estão apoiando a Justiça Eleitoral durante todo o dia. Todas as providências necessárias serão tomadas caso seja registrada alguma infração da lei por parte dos cidadãos:

Herilene de Oliveira Andrade
eleicoes2018herilenedeoliveiraandrade2

Em Minas Gerais está proibida a venda, distribuição e fornecimento de bebida alcoólicas entre 6h e 18h deste domingo (7). A regra também deverá ser respeitada no dia 28 de outubro, data do segundo turno, caso ocorra.

O estado foi o único da região sudeste do país a manter a regra. A meta é evitar que algum eleitor chegue embriagado na sessão e passe a atrapalhar a votação e importunar os demais cidadãos:

Herilene de Oliveira Andrade
eleicoes2018herilenedeoliveiraandrade3

Os estabelecimentos comerciais estão proibidos de vender bebidas alcoólicas neste domingo (7). Os empresários que desrespeitarem a norma estarão sujeitos as penalidades previstas em lei.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!