Benefícios do aleitamento materno para mães e filhos são destacados durante o Agosto Dourado


O Dia Mundial da Amamentação é lembrado anualmente no dia 1º de agosto. A data foi criada no ano de 1992 pela Aliança Mundial de Ação Pró-amamentação com o objetivo de promover o aleitamento materno e a criação de bancos de leite.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A iniciativa busca melhor qualidade de vida para as crianças ao redor do mundo. Já a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que é lembrada em 120 países,acontece entre os dias 1º e 7 de agosto.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação é a principal forma de o bebê receber todos os nutrientes necessários que garantem a sobrevivência e o bom desenvolvimento.

Nos primeiros seis meses de vida a criança deve se alimentar exclusivamente com o leite materno, sem a complementação com nenhum alimento. Após este período outras substâncias podem ser oferecidas aos bebês.

Os estudos científicos mostram que o índice de mortalidade por doenças infecciosas é menor nas crianças amamentadas. O leite materno garante proteção contra infecções respiratórias, diarreia, e diminui os riscos de alergias.

Em Pará de Minas estão sendo promovidas diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Na programação constam palestras com informações importantes demonstrando a necessidade das mães e gestantes amamentarem os filhos.

Nesta terça-feira, 8 de agosto, será promovida uma capacitação sobre o aleitamento materno para todos os agentes de saúde. O treinamento acontecerá no Salão Nobre Marcos de Abreu e Silva do Sindicato Rural Patronal.

Este mês o governo federal lançou a campanha Agosto Dourado. A nutricionista Maísa Rodrigues, o Ministério da Saúde vem trabalhando a conscientização de toda a sociedade no apoio a amamentação:


Maísa Rodrigues
amamentacaomaisarodrigues1

Ela explica que as mães que enfrentam dificuldades para amamentar procurar os profissionais de saúde e o apoio da família. As orientações são muito importantes para que tudo transcorra tranquilamente:

Maísa Rodrigues
amamentacaomaisarodrigues2

O aleitamento também traz benefícios para todas as mulheres.Vale ressaltar que esse ato de amor contribui para a proteção das mães contra o câncer de mama e de ovários. Além disso, estabelece um vínculo emocional ainda mais forte entre mãe e filho.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!