Presépio com artes sacras produzidas por SICA pode ser visitado no Museu Histórico de Pará de Minas

No dia 25 dezembro milhões de pessoas celebram o nascimento do maior homem que já viveu: Jesus Cristo. Muitos católicos ainda preservam a tradição de montar belos presépios em casa.

O trabalho envolve uma retratação da cena que marco a história da humanidade. O Filho de Deus chegou começou sua trajetória demonstrando muita humildade por vir ao mundo em um estábulo.

O Museu Histórico de Pará de Minas (MUSPAM) montou um belo presépio para que a população possa visitar e apreciar as artes sacras que foram tombadas este ano como patrimônio cultural do município.

Ascom Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

O presépio do MUSPAM também foi cadastrado na 3ª edição do Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais, promovido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG).

Os presépios cadastrados serão parte da contabilização da pontuação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Patrimônio Cultural, e serão reunidos em um guia online, disponibilizado no site do IEPHA.

Ana Maria Campos, gerente do MUSPAM, informa que as peças foram produzidas pelo saudoso artista plástico paraminense Raimundo Nogueira de Faria, o Sica. O acervo é patrimônio do município e muito bem cuidado:

Ana Maria Campos
presepiomuseuanacampos

Ascom Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Desde o ano de 2007 o presépio é montado pelo artista plástico Cléber Nonato de Souza. Ele disse que é muito gratificante trabalhar com materiais recicláveis com criatividade e conseguir encenar o nascimento do Filho de Deus:

Cléber Nonato de Souza
presepiomuseuclebersouza

Ascom Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

O presépio do MUSPAM ficará aberto ao público até o dia 6 de janeiro. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e aos domingos das 9h às 12h. O Museu Histórico está localizado na Rua Manoel Batista, 51, Centro, em Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!