Cemitério no limite e divulgados nomes das ruas onde será cobrado o Faixa Azul em Pará de Minas

Reunião tranquila na Câmara Municipal de Pará de Minas na noite desta segunda-feira, 6 de maio. Três projetos foram apresentados e votados. O Projeto de Lei 14/2019 instituiu o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, foi aprovado por 15 votos a zero.

O Projeto de Lei de número 15/2019, aprovado em segunda votação por 15 votos a zero, declarou de utilidade pública a Associação Desportiva Cultural Ebenézer. O projeto é de autoria do vereador Gladstone Correa Dias (PSDB). A associação funciona no bairro Recanto da Lagoa e promove atividades de lazer e cultura às crianças, jovens e adolescentes.

De acordo com o vereador, agora a diretoria, que presta serviço voluntário, poderá receber anualmente verbas da prefeitura:


Gladstone Correa Dias
toninhoreuniao

O Projeto de Lei 20/2019 também foi aprovado e instituiu a Semana Municipal do Capoeirista em Pará de Minas. A data será comemorada anualmente na primeira semana de junho e o município poderá criar ações de incentivo à prática esportiva. A proposta é de autoria dos vereadores Nilton Reis (MDB) e Marcílio Magela de Souza (MDB):


Marcílio Magela de Souza
marcilioreuniao

O presidente da Câmara Municipal Dilhermando Rodrigues Filho (PSDB) faz balanço positivo do encontro semanal. Mas aproveitou para reclamar das obras iniciadas e que depois foram paralisadas pelo poder Executivo:

Dilhermando Rodrigues Filho
dilhermandoreuniao1

O Cemitério Municipal Santo Antônio voltou a ser assunto no Legislativo. Informações obtidas pelos vereadores indicam que o local está no limite e comporta somente em torno de 600 novos corpos. Em Pará de Minas há em média 60 funerais mensalmente, ou seja, em 2020 não será mais possível enterrar alguém no local.

Dilhermando Rodrigues Filho procurou a gestão municipal e teve como resposta que estudos continuam sendo realizados:


Dilhermando Rodrigues Filho
dilhermandoreuniao2

Durante a reunião foram anunciadas as ruas onde será implantado o Faixa Azul. Foi feito um levantamento pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano que mostra em quais vias o sistema de estacionamento deve funcionar.

No estudo consta que as ruas Antônio de Melo, Benedito Valadares, Coronel João Alves, Antônio Novato, Melo Sobrinho, Rosário, Cruzeiro, Coronel Domingos, Feliciano de Abreu, Vigário Paulino, Lucrécia Correia de Melo, Oito de Maio, Expedicionários, Tiradentes, Doutor Lage, Sacramento, Francisco Sales, São José, Doutor Higino, Manoel Batista, Major Silvino, Major Manoel Antônio, Nossa Senhora das Graças, Tenente Coronel Roberto, Major Fidélis, São Paulo e Alferes Esteves e as praças Torquato de Almeida, Galba Veloso, Melo Viana, Padre José Pereira Coelho e Afonso Pena devem passar a cobrar pelo estacionamento. O levantamento mostra também quantas vagas há em cada rua e qual lado da via terá cobrança.

Serão disponibilizadas de 10 a 20% das vagas para motos conforme necessidade da rua sendo que uma vaga de carro equivale a cinco motocicletas.

No projeto que está tramitando na Câmara Municipal para apreciação dos vereadores há cerca de dois meses, consta que para a motocicleta será cobrado um terço do valor pago pelo carro.

Os vereadores ainda não votaram o projeto enviado pelo Executivo porque segundo o presidente, não tiveram respostas solicitadas por meio de ofícios:

Dilhermando Rodrigues Filho
dilhermandoreuniao3

Os vereadores esperam ainda que seja criada uma autarquia para administrar e gerir o Faixa Azul.

Caso não seja criada, o sistema de estacionamento rotativo deverá passar por uma licitação para escolher uma empresa que cobre o menor valor.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!