Escola Municipal de Pará de Minas lança projeto de irrigação sustentável em hortas
O programa Vigilantes da Natureza, promovido pela Secretaria Municipal de Educação com o apoio de parceiros como a concessionária Águas de Pará de Minas, desenvolve projetos ambientais em oito estabelecimentos de ensino de Pará de Minas.
Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora e ao final foram divulgados os resultados com os cinco melhores. Entre esses está o projeto Irrigação Sustentável de Horta Escolar (Irrigare), executado pela Escola Municipal Professora Izaltina Mendonça Meireles, localizada no Bairro Serra Verde.
O sistema de irrigação é ligado em uma bomba que é acionada duas vezes por dia. As garrafas pet fazem a função de dispersar os jatos de água em verduras e legumes na horta da escola.
Também foi implantado um sistema de captação da água da chuva, o que gera economia para o estabelecimento de ensino e promove o desenvolvimento sustentável.
A diretora Isabel Cristina da Silva explica que o projeto mostra as ações sustentáveis da escola. Os alunos tiveram uma grande oportunidade de conhecer o sistema de irrigação barato e que contribui com a natureza:
Isabel Cristina da Silva
irrigareisabelcristinasilva
Atlas Eduardo de Paula, de 13 anos, aluno do 7º ano, explica que o trabalho conta com o apoio dos estudantes e de moradores da zona rural. A irrigação com garrafas pet conseguiu um excelente resultado:
Atlas Eduardo de Paula
irrigareatlaseduardodepaula
Marluce de Souza Pinto Coelho, secretária municipal de Educação, informa que foram premiados quatro trabalhos e nesta terça-feira, 4 de dezembro, foi inaugurado o último projeto sustentável:
Marluce de Souza Pinto Coelho
irrigaremarlucesouzapinto
As outras escolas municipais também contempladas com projetos foram: São Judas Tadeu no Bairro Papa João Paulo II; Dona Cotinha no Bairro Padre Libério; Dom Bosco e Vereador João Bosco Mendonça em Bom Jesus do Pará. Todas foram agraciadas com uma premiação em dinheiro.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.