Escola Municipal de Pará de Minas lança projeto de irrigação sustentável em hortas

O programa Vigilantes da Natureza, promovido pela Secretaria Municipal de Educação com o apoio de parceiros como a concessionária Águas de Pará de Minas, desenvolve projetos ambientais em oito estabelecimentos de ensino de Pará de Minas.


Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora e ao final foram divulgados os resultados com os cinco melhores. Entre esses está o projeto Irrigação Sustentável de Horta Escolar (Irrigare), executado pela Escola Municipal Professora Izaltina Mendonça Meireles, localizada no Bairro Serra Verde.


O sistema de irrigação é ligado em uma bomba que é acionada duas vezes por dia. As garrafas pet fazem a função de dispersar os jatos de água em verduras e legumes na horta da escola.


Também foi implantado um sistema de captação da água da chuva, o que gera economia para o estabelecimento de ensino e promove o desenvolvimento sustentável.


A diretora Isabel Cristina da Silva explica que o projeto mostra as ações sustentáveis da escola. Os alunos tiveram uma grande oportunidade de conhecer o sistema de irrigação barato e que contribui com a natureza:


Isabel Cristina da Silva
irrigareisabelcristinasilva


Atlas Eduardo de Paula, de 13 anos, aluno do 7º ano, explica que o trabalho conta com o apoio dos estudantes e de moradores da zona rural. A irrigação com garrafas pet conseguiu um excelente resultado:


Atlas Eduardo de Paula
irrigareatlaseduardodepaula


Marluce de Souza Pinto Coelho, secretária municipal de Educação, informa que foram premiados quatro trabalhos e nesta terça-feira, 4 de dezembro, foi inaugurado o último projeto sustentável:


Marluce de Souza Pinto Coelho
irrigaremarlucesouzapinto


As outras escolas municipais também contempladas com projetos foram: São Judas Tadeu no Bairro Papa João Paulo II; Dona Cotinha no Bairro Padre Libério; Dom Bosco e Vereador João Bosco Mendonça em Bom Jesus do Pará. Todas foram agraciadas com uma premiação em dinheiro.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!