Aulas e exames de direção para obter CNH serão registrados por câmeras de monitoramento nos veículos

PCMG/Divulgação

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (DETRAN-MG) publicou uma portaria sobre a implantação do sistema de telemetria e videomonitoramento dos alunos das autoescolas de todo o estado.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

PCMG/Divulgação

O objetivo do novo sistema é reforçar a fiscalização das aulas práticas de direção e da avaliação do candidato à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), através da captação de áudio, vídeo e fotos.

O registro começará pelas aulas práticas de direção em todas as categorias de habilitação. Em seguida será adotada a inovação em todos os exames de direção.

PCMG/Divulgação

Minas Gerais já tem mais de 6,5 milhões de habilitados. A expectativa é de que este número cresça a cada ano. Em 2017 foram aplicados mais de 905 mil exames de habilitação para motos, carros, caminhões, ônibus e reboques.

Só nos primeiros meses deste ano já foram realizados mais de 187 mil exames. Em 40 dias, todos os Centros de Formação de Condutores (CFC) devem apresentar o contrato com empresas credenciadas para o serviço.

De acordo com Marcus Vinícius de Oliveira, proprietário da Autoescola Nacional em Pará de Minas, serão instaladas quatro câmeras em cada carro. Os equipamentos mostrarão imagens das aulas e dos exames de direção:


Marcos Vinícius de Oliveira
camerasaulaseexamesmarcusvinicius1

O prazo inicial para adequação dos veículos é de 60 dias. Porém, os donos de autoescolas aguardam uma nova portaria estabelecendo um prazo até o dia 1º de maio para que o novo sistema comece a funcionar em todo estado:

Marcos Vinícius de Oliveira
camerasaulaseexamesmarcusvinicius2

PCMG/Divulgação

De acordo com o DETRAN-MG, não haverá aumento das taxas de segurança pública para candidatos. Entretanto, os centros de formação de condutores poderão repassar para os alunos os valores cobrados pelos serviços de monitoramento prestados.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!