Falta de doses compromete campanha e Pará de Minas vacina apenas 70% do rebanho contra a Febre Aftosa

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) promoveu entre os dias 1º e 30 de novembro a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa. Todos os produtores de Minas Gerais foram obrigados a imunizar os rebanhos.

As doses foram destinadas a bovinos e bubalinos de zero a 24 meses. O proprietário que não protegeu os animais será multado em R$ 81,25 por cabeça não vacinada. A expectativa era alcançar 9,5 milhões de animais.

O Ministério da Agricultura pretende iniciar a retirada da vacinação do rebanho contra a febre aftosa em todo país em 2021. Minas Gerais conta com o segundo maior rebanho de bovinos do país, são 23,6 milhões de animais.

Os produtores rurais que são proprietários de 150 ou mais bovinos ou bubalinos deverão declarar a vacinação do rebanho contra a febre aftosa exclusivamente pelo site do órgão.

Já no caso dos produtores que tem plantel com até 150 animais a declaração poderá ser feita pela internet ou presencialmente em uma unidade do órgão. Desta vez ocorreu um grande contratempo na campanha.

De acordo com o escritório do IMA de Pará de Minas, o índice de cobertura vacinal na região até a última sexta-feira, 30 de novembro, último dia da campanha, era de aproximadamente 70%. Porém, esse dado ainda deverá ser alterado porque muitos produtores ainda não declararam a vacinação.

Segundo Lucas Silva Jardim, chefe do escritório do IMA em Pará de Minas, a vacina sofreu algumas alterações e os laboratórios não produziram uma quantidade suficiente para atender a demanda, provocando um desabastecimento nas lojas revendedoras:


Lucas Silva Jardim
aftosa70lucasjardim1

Por causa da falta de doses em diferentes regiões de Minas Gerais o IMA está estudando a possibilidade de prorrogar a campanha. Porém, é preciso ter o aval do Ministério da Agricultura e publicar uma portaria:

Lucas Silva Jardim
aftosa70lucasjardim2

As declarações da vacinação contra a febre aftosa poderão ser feitas acessando AQUI. O endereço eletrônico é o . Outra opção é o Portal do Produtor.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!