Imagem do Divino Espírito Santo da antiga matriz retorna a Pará de Minas depois de muitos anos


A antiga matriz de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Pará de Minas, fez parte do patrimônio histórico do município. A edificação religiosa ficava onde atualmente está localizada a praça Padre José Pereira Coelho, no Centro.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O prédio teve sérios problemas e a Igreja Católica decidiu construir um novo local. Com isso foi construído o atual Santuário de Nossa Senhora da Piedade, um prédio moderno, espaçoso e que atende bem aos fieis.

A localização das várias peças sacras que ornamentavam a antiga matriz é desconhecida. Porém, foi localizada uma imagem do Divino Espírito Santo em um uma matriz da cidade de Divinópolis.

Desde a década de 90 que a obra estava na matriz do Divino Espírito Santo, pois havia sido recolhida pela Diocese de Divinópolis. Há alguns vinha sendo desenvolvido um trabalho de repatriação da arte sacra.

De acordo com Ana Maria Campos, gerente do Museu Histórico de Pará de Minas (MUSPAM), o trabalho foi desenvolvido no século 19 por um escravo e resistiu aos efeitos do tempo para mostrar as novas gerações uma parte da história religiosa dos paraminenses:

Ana Maria Campos
anamaria_peca

Segundo Padre Charley Marcelino Silva, administrador da paróquia de Nossa Senhora da Piedade, a peça ficava exposta em uma sacristia visível e foi feita uma mudança. A partir daí foi solicitado o retorno dela a Pará de Minas:

Padre Charley Marcelino Silva
pe_charley_peca1


No próximo dia 20 de maio será celebrada a festividade de Pentecostes. Haverá uma concentração na praça Padre José Pereira Coelho a partir das 18h e em seguida será realizada uma procissão com a imagem do Divino Espírito Santo:

Padre Charley Marcelino Silva
pe_charley_peca2

José Roberto Pereira, diretor de Cultura, informa que há anos a repatriação da peça vinha sendo trabalhada. Recentemente foi contatado o bispo Dom José Carlos e todas as providências foram tomadas para que a obra retornasse ao seu local de origem:

José Roberto Pereira
joseroberto_peca

Em breve a peça do Divino Espírito Santo será restaurada por Carlos Magno, especialista em recuperação de artes sacras da cidade de São João Del Rey. Depois a imagem ficará exposta no Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!