Artistas de Pará de Minas e Itaúna organizam curso de tapetes para a celebração de Corpus Christi


A Igreja Apostólica Católica Romana celebrará 31 de maio, o Dia de Corpus Christi. A expressão vem do latim “Corpo de Cristo” e é considerada uma das festas mais importantes para os católicos.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Na oportunidade é celebrado o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo. São realizadas procissões pelas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a representação de Cristo.

Tradicionalmente as ruas onde passam os cortejos recebem uma decoração com tapetes de serragem colorida e flores do cerrado. Uma oportunidade para todos unirem forças para embelezarem o trajeto.

Visando incentivar a cultura dos tapetes, será realizado mais uma vez em Pará de Minas um curso. As aulas serão ministradas por artistas paraminenses e da cidade de Itaúna, nas paróquias de Imaculada Conceição e São Pedro.

As informações serão repassadas no Salão Pastoral da Paróquia de Imaculada Conceição, no bairro Providência, e no Salão Pastoral da Paróquia de São Pedro, no bairro São Pedro. As aulas começarão no domingo, 6 de maio.

Padre Leonardo Moisés de Azevedo, vigário da Paróquia de São Pedro, informa que todos os interessados em participar do curso de tapetes terão que se inscrever com antecedência para que tudo seja bem organizado:

Padre Leonardo Moisés de Azevedo
pe_leonardo_tapetes

De acordo com Bel de Abreu, coordenadora de tapetes da Paróquia de Santana em Itaúna, a arte religiosa chegou ao Brasil durante o período do império Português. Várias técnicas serão apresentadas para os participantes:

Bel de Abreu
bel_abreu_tapetes

Douglas Abreu atua como paisagista em Itaúna e auxiliará nas aulas. Ele informa que os itaunenses têm conseguido bons resultados na confecção dos tapetes e em alguns casos, enviado fotos para países europeus:

Douglas Abreu
douglas_abreu_tapetes

Para José Roberto Pereira, diretor de Cultura, esse intercâmbio entre os dois municípios vizinhos é muito importante e enriquece os trabalhos. Os tapetes já são um patrimônio registrado em Pará de Minas:

José Roberto Pereira
jose_roberto_tapete

Outras informações sobre o curso de tapetes para as celebrações do feriado de Corpus Christi podem ser obtidas na Paróquia de São Pedro ou pelo telefone de contato: (37) 3236-7196.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!