TRE-RJ inicia remoção de seções eleitorais de áreas controladas pelo crime organizado

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) deu o pontapé inicial em um plano estratégico para as eleições majoritárias de 2026, com foco em neutralizar a influência do crime organizado no processo democrático. A principal ação planejada é a transferência de seções eleitorais localizadas em áreas sob o domínio de facções criminosas ou milícias.

O vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Claudio de Mello Tavares, conduziu uma reunião no Palácio da Democracia, que marcou o início da integração entre o Tribunal, representantes de setores de inteligência das forças de segurança estaduais, Ministério Público e Procuradoria Regional Federal. O objetivo central é assegurar um pleito tranquilo, seguro e livre de qualquer forma de interferência.

Voto sem intimidação e combate à infiltração
A estratégia de atuação contra o crime organizado se baseia em duas frentes cruciais. A primeira visa garantir o direito do cidadão de votar sem pressões ou intimidações.

“Temos eleitores que votam com medo, tamanha a influência e o poder dos criminosos em algumas áreas do Rio,” declarou o desembargador Claudio de Mello Tavares. Ele adiantou que o trabalho será para modificar os locais de votação afetados, com o cuidado de que o eleitor não seja obrigado a se deslocar a mais de 1,5 quilômetro de sua residência. A medida inclui a atualização do mapeamento feito nas eleições municipais de 2024 e a finalização das mudanças que ficaram pendentes.

A segunda frente é preventiva e busca impedir a infiltração de criminosos nas esferas de poder político. Para isso, será criada uma cooperação entre os órgãos para ampliar o acesso da Justiça Eleitoral a informações sobre os candidatos. O objetivo é barrar, em tempo hábil, o registro de candidaturas de pessoas que possuam qualquer tipo de associação com o crime organizado.

A reunião foi realizada com mais de um ano de antecedência em relação ao pleito de 2026, demonstrando a prioridade do tema. Novos encontros já estão agendados para os próximos meses, com o intuito de estabelecer diretrizes específicas e monitorar o progresso das medidas planejadas. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!