Portos brasileiros alcançam recorde histórico de movimentação de cargas

Os portos do Brasil registraram um recorde de movimentação em julho, alcançando o maior volume mensal da história. No total, foram transportadas 124,7 milhões de toneladas, um aumento impulsionado tanto pelas operações de exportação e importação, que representam 73% do total, quanto pela cabotagem, o transporte entre portos nacionais, que corresponde a 20%.

Nos primeiros sete meses do ano, o volume de cargas acumulado chegou a 780,4 milhões de toneladas, superando em 1,76% o mesmo período do ano anterior.

Aumento da capacidade portuária e foco em investimentos
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que o crescimento é resultado dos esforços do governo federal em ampliar as concessões e fortalecer a infraestrutura do país. Ele ressaltou que a política de governo, liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, busca oferecer segurança jurídica para atrair novos investimentos, o que, por sua vez, aumenta a capacidade dos portos e fortalece as exportações brasileiras.

Todos os tipos de carga apresentaram aumento em julho, com destaque para os granéis sólidos, como minerais e vegetais, que somaram mais de 76,6 milhões de toneladas. Os granéis líquidos, principalmente combustíveis, cresceram 6%, enquanto a movimentação de contêineres e carga geral aumentou 3% e 0,9%, respectivamente. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!