Reconhecimento histórico: Maranhão celebra títulos da Unesco para Lençóis e Bumba Meu Boi
O estado do Maranhão recebe, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), os certificados de Patrimônio da Humanidade para dois de seus maiores símbolos. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi reconhecido como Patrimônio Natural, enquanto o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi foi certificado como Patrimônio Cultural Imaterial.
A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu em duas etapas. O Bumba Meu Boi recebeu sua certificação, durante evento no Parque das Dunas, em Barreirinhas, para a entrega do título dos Lençóis Maranhenses.

Responsabilidade e turismo
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, destacou que o título aumenta a responsabilidade de gestores e da população com a preservação do parque nacional. Ele ressaltou que o reconhecimento deve atrair mais turistas, o que gera emprego e renda, mas exige que o estado invista em infraestrutura, citando a instalação de aterro sanitário e redes de água e esgoto em Barreirinhas.
Já o secretário de Cultura, Yuri Arruda, celebrou o reconhecimento do Bumba Meu Boi, que ele descreveu como um símbolo de “resistência, fé, identidade e pertencimento”. Segundo ele, a certificação da Unesco é uma prova do reconhecimento mundial da tradição secular do povo maranhense.
Os reconhecimentos
O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão foi incluído na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em dezembro de 2019.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, por sua vez, foi reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade em julho do ano passado, durante uma sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco em Nova Deli, na Índia. Com informações da Agência Brasil


