Portas abertas para a carreira docente: inscrições para o “Enem dos Professores” iniciam em julho

Professores e futuros educadores, atenção! O Ministério da Educação (MEC) anuncia o período de inscrições para a Prova Nacional Docente (PND), uma iniciativa que visa aprimorar a seleção de docentes nas redes públicas de ensino de todo o Brasil. As inscrições para o “Enem dos Professores” estarão abertas de 14 a 25 de julho, e a prova será aplicada em 26 de outubro.

O ministro da Educação, Camilo Santana, utilizou suas redes sociais para convocar os interessados, destacando que a PND representa “mais uma oportunidade de buscar uma vaga por concurso em milhares de redes de ensino pelo Brasil”.

Para aqueles que buscam a isenção da taxa de inscrição, o período para solicitação é de 30 de junho a 4 de julho. O valor da taxa ainda será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em edital próprio. Importante ressaltar que as redes públicas de ensino terão a flexibilidade de utilizar os resultados da PND como critério exclusivo ou complementar em seus processos seletivos para professores da educação básica.

A iniciativa do MEC tem como objetivo principal incentivar a realização de concursos públicos e, consequentemente, elevar o número de professores qualificados nas escolas estaduais e municipais. O ministério aponta que, historicamente, as seleções para o magistério ocorrem em intervalos longos: em média, a cada sete anos e meio nas redes municipais e a cada cinco anos nas estaduais.

Engajamento dos gestores e as regras da nova avaliação
O prazo para que as redes municipais, estaduais e do Distrito Federal demonstrem interesse em aderir voluntariamente à Prova Nacional Docente encerrou em 15 de junho. As redes que optarem pela adesão têm até 25 de junho para cadastrar seus próprios editais de seleção.

A Portaria nº 399/2025, publicada recentemente pelo Inep, detalha as regras para a realização anual da PND. É crucial entender que a PND não se configura como um concurso público em si, mas serve como um subsídio para os concursos ou processos seletivos conduzidos pelos entes federativos. Os resultados serão disponibilizados pelo Inep por meio de um boletim individual, contendo a pontuação e o nível de desempenho alcançados pelo candidato. O edital específico da PND 2025, com todos os procedimentos e datas, será publicado em breve pelo Inep.

A prova nacional terá a mesma estrutura e conteúdo da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, cuja primeira edição ocorreu em 2024. Inclusive, neste ano, o Inep aplicará o Enade das Licenciaturas na mesma data da PND, em 26 de outubro.

Podem participar da Prova Nacional Docente tanto os estudantes concluintes de cursos de formação de professores que estejam inscritos no Enade das Licenciaturas, quanto demais cidadãos interessados em participar de concursos ou processos seletivos para contratação de professores.

Confira o cronograma completo da Prova Nacional Docente, conforme anunciado pelo ministro Camilo Santana:

Período de adesão das secretarias de Educação: até domingo, 15 de junho
Pedido de isenção da taxa de inscrição: 30 de junho a 4 de julho
Recurso da isenção da taxa de inscrição: 7 a 11 de julho
Resultado do recurso da isenção da taxa: 14 de julho
Cadastro do edital de seleção pelos entes federativos: até 25 de junho
Inscrições dos candidatos para a PND: 14 a 25 de julho de 2025
Solicitação de atendimento especializado: 14 a 25 de julho de 2025
Pagamento da taxa de inscrição: 14 a 31 de julho
Aplicação da PND: 26 de outubro de 2025
Divulgação do gabarito e do padrão de resposta da prova discursiva: 11 de novembro
Divulgação do resultado final: 10 de dezembro

Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!