Dia Internacional da Amizade incentiva jovens a promoverem a compreensão

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Este 30 de julho é o Dia Internacional da Amizade. A data foi proclamada em 2011 pela Assembleia Geral da ONU para realçar como a amizade entre povos, países, culturas e indivíduos pode inspirar esforços de paz e construir pontes entre comunidades.

A organização lembra que entre os desafios globais estão crises e fatores que criam divisão. São a pobreza, a violência e os abusos dos direitos humanos que “minam a paz, a segurança, o desenvolvimento e a harmonia social entre os povos”.

Diálogo
Para abordar as causas profundas destas questões, a ONU defende a promoção e defesa de espírito compartilhado de solidariedade humana sob várias formas destacando a amizade.

A resolução que proclama a data ressalta o envolvimento de jovens, como futuros líderes, em atividades comunitárias que incluam diferentes culturas e promovam a compreensão internacional e o respeito pela diversidade.

Governos, organizações e sociedade civil são chamados a contribuir com eventos e iniciativas em favor dos esforços da comunidade internacional em prol do diálogo entre civilizações, da solidariedade, da compreensão mútua e da reconciliação.

Valores
O Dia Internacional da Amizade foi proposto pela Organização das Nações Unidas para Ciência e Cultura, Unesco.

O propósito é realçar a Cultura de Paz como um conjunto de valores, atitudes e comportamentos que rejeitam a violência e procuram prevenir conflitos, abordando as causas profundas para a resolução de crises.

Ações para promover a cultura de paz também envolvem uso de ferramentas como educação e promoção do desenvolvimento econômico e social sustentável, do respeito pelos direitos humanos e da igualdade de gêneros.

Entre essas apostas estão ainda fomentar a participação democrática, incentivar a compreensão, a tolerância e a solidariedade, além de apoiar a comunicação participativa e o livre fluxo de informação e conhecimento. Com informações da ONU News

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!