Quase todos os estados brasileiros podem ter temporais nesta quinta

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as 3 maiores temperaturas no Brasil ontem, 28 de outubro, foram:

Nova Maringá (MT): 39,8°C

Piripiri (PI): 39,2°C

Registro (SP): 38,7°C

A capital mais quente foi Teresina, onde a temperatura chegou aos 37,8°C.

São Paulo foi a capital mais seca na quarta-feira (28), com apenas 12% de umidade no ar entre 17 horas e 19 horas. Mas no Rio De Janeiro, a umidade do ar chegou aos 18%, que é valor muito baixo para uma cidade litorânea.

Nuvens vistas pelos satélites
Uma grande quantidade de nuvens já está espalhada por quase todo o Brasil. O calor e a umidade do ar elevada formam nuvens carregadas, com potencial para temporal, em muitos locais do Norte, do Centro-Oeste, Sudeste e até do Nordeste.

Mas nesta quinta-feira (29), o deslocamento de uma frente fria sobre o Sul do Brasil e a presença de uma forte área de baixa pressão atmosférica entre o Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná vai facilitar a formação de mais nuvens pesadas sobre estes estados.

Condições do tempo para o dia
O tempo fica muito instável nesta quinta-feira em praticamente todo o Brasil. Há condições para chuva em quase todo o país e novamente com risco de temporal em muitos estados.

Na Região Sul, ficam fora da chuva o centro-oeste e o sul do Rio Grande do Sul e o centro-oeste de Santa Catarina. O Nordeste, o sol predomina no norte do Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte, em praticamente toda a Paraíba e Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Chove rápido no litoral paraibano e de Pernambuco

Dia nublado e com muita chuva em Mato Grosso do Sul, no oeste de São Paulo e no norte/noroeste do Paraná.

Dia com muitas nuvens e chuva a qualquer hora no sul e centro-oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão e no leste do Tocantins e nordeste de Goiás, Distrito Federal e norte de Minas Gerais.

Em todas as outras regiões do Brasil, o tempo fica instável com períodos de sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite.

Alertas meteorológicos para hoje
Atenção para rajadas de 60 a 80 km/h no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, por causa de um ciclone extratropical.

Situação de perigo em Mato Grosso do Sul, para temporais , chuva volumosa, vendaval e queda de granizo.

Alerta para temporais na área sul de Roraima, no centro-leste e nordeste do Amazonas, no sul do Acre, em Rondônia, exceto no norte do estado, em Mato Grosso, no norte de Mato Grosso do Sul, no centro- sul de Goiás, no Triângulo Mineiro, no centro-norte e oeste de São Paulo e no norte e oeste do Paraná.

A maioria das áreas do Brasil fica em atenção para ocorrência de pancadas de chuva moderadas a fortes, com raios temporais e de ventos fortes, principalmente à tarde e à noite.

Em todas as áreas em alerta ou em atenção, as rajadas de vento podem variar de 60 km/h a 80 km/h. Nas áreas de perigo, de até 90 km/h. Com informações da Assessoria de Comunicação da Climatempo

PUBLICIDADE
Don`t copy text!