PM recomenda política da boa vizinhança para proteger casas de furtos durante viagens. Veja as dicas

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp


Durante os períodos de férias e feriados prolongados, como agora na Semana Santa, muitas famílias aproveitam para viajar. A pausa para descanso possibilita rever parentes e amigos, além de visitar diferentes pontos turísticos.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Mas, muitos imóveis ficam vazios e os criminosos também aproveitam a oportunidade para praticar crimes contra o patrimônio, entre os quais, arrombamento e furto. Por isso a importância de adotar a política da boa vizinhança.

A recomendação é solicitar a um parente, amigo e principalmente aos vizinhos próximos, que vigiem a residência. Essa união de esforços em vistoriar a ação dos bandidos -contribui para a segurança pública.

No feriadão de carnaval, foi identificada uma quadrilha que arrombou e furtou residências em Pará de Minas e um de seus integrantes foi preso na cidade de Betim. Eles vieram da região metropolitana de Belo Horizonte e praticaram os delitos na cidade.

O sargento Paulo Roberto Giardullo Pinto, da assessoria de comunicação da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar, destaca a agilidade nas informações repassadas por um vizinho da casa invadida que ajudou na prisão desse suspeito:


Paulo Roberto Giardullo Pinto
arrombamentospaulogiardullo1

O militar destaca a importância dos vizinhos serem solidários ao verificarem qualquer movimento de pessoas e veículos suspeitos. Só assim é possível reprimir a prática de arrombamentos e furtos nos imóveis:

Paulo Roberto Giardullo Pinto
arrombamentospaulogiardullo2

As denúncias podem ser feitas pelos telefones 190 ou 181 – Disque Denúncia Unificado. As informações podem ser repassadas a Polícia Militar ou a Polícia Civil sem a necessidade de identificação.

Veja dicas para manter a sua casa segura durante suas viagens.

_ Não comente sobre sua viagem perto de pessoas estranhas.

_ Coloque as malas no carro dentro da garagem.

_ Evite divulgar fotos e informações sobre sua estadia nas redes sociais. Deixe para postar quando estiver de volta.

_ Entregue uma chave para um amigo ou parente em caso de emergência.

_ Avise um vizinho de confiança sobre o período que vai passar fora. Aproveite e deixe seus contatos e os da pessoa que ficou com sua chave com ele.

_ Peça para alguém visitar sua casa esporadicamente. Abrir as janelas e regar o jardim são sinais que mostram que a casa não está vazia.

_ É assinante de jornal ou revista? Suspenda a entrega ou peça para um vizinho recolher. O acumulo de correspondência na porta denuncia que não há ninguém.

_ Se você mora em condomínio, o síndico deve ser informado sobre quem está autorizado a entrar em sua casa ou apartamento.

_ Joias e dinheiro devem ficar em cofre de bancos ou empresas privadas.

_ Feche os ralos e as tampas dos vasos sanitários.

_ Limpe as calhas para não entupir.

_ Esvazie as lixeiras antes de sair.

_ Não deixe comida aberta fora da geladeira e armários. Esvazie fruteiras e baleiros sem tampas.

_ Os aparelhos eletrodomésticos devem ficar fora das tomadas para evitar acidentes. Exceto a geladeira. Porém, se ela estiver vazia, deixe-a limpa, seca e com a porta aberta.

_ Feche o registro geral do gás e da água.

_ Desligue a chama-piloto do aquecedor a gás ou a chave do aquecimento elétrico de água.

_ Deixar luzes acesas tem efeito contrário do que pensamos. Como ela não será apagada por vários dias é possível notar que não tem ninguém em casa.

_ Se possível deixe o telefone sem toque e não mude a mensagem da caixa eletrônica avisando que está ausente. Desligar a campainha também é uma dica importante.

_ Tranque bem portas e janelas, inclusive as dos cômodos assim você evita o fácil acesso aos ambientes da casa. Reforce a porta da frente com fechaduras auxiliares, mas não coloque cadeado do lado externo do portão, isso denuncia a ausência prolongada dos moradores.

_ Instale equipamentos eletrônicos de segurança. Se for possível, também coloque um aparelho de fotocélula para acender as luzes externas à noite e apagá-las durante o dia.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE