Cemig dá dicas de segurança para quem vai instalar antena externa

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

A transmissão de conteúdo televisivo via sinal analógico está sendo gradativamente desativada, e deve ser extinta ainda em 2017. Com a necessidade de instalação de antena externa para que os telespectadores continuem assistindo à programação dos canais abertos, a Cemig orienta a população sobre os riscos de choques elétricos e outros acidentes durante a instalação dos receptores de sinal e de equipamentos similares.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O engenheiro eletricista da Cemig, Demetrio Venicio Aguiar, diz que todo cuidado é pouco durante estes procedimentos. “Os acidentes acontecem porque as pessoas normalmente não tomam os devidos cuidados e não se preocupam em observar a posição da rede elétrica, se está próxima ou não. Somente nos últimos dois anos sete pessoas foram vítimas de acidentes na área de concessão da Cemig, e dois deles foram fatais”, alerta.

Ainda segundo Demetrio Venicio, o ideal é solicitar o serviço a um técnico especializado na área, “pois ele está habituado às ações preventivas de segurança, e as chances de um acidente ocorrer serão bem menores. Além disso, a qualidade do serviço será garantida”, ressalta.

Para aqueles que não dispuserem da ajuda de um especialista, o engenheiro lista algumas recomendações:
– Verifique o posicionamento da rede de distribuição de energia elétrica antes de ir até o local onde a antena será instalada.

– Instale a antena longe da rede de distribuição de energia elétrica, respeitando a distância mínima de segurança de 3 metros em relação ao circuito (quanto mais longe, melhor).

– Passe o cabo da antena rente à parede da edificação e use sempre tubulações adequadas. Opte por fazer as compras em lojas especializadas.

– Utilize torres e estais para a correta instalação de antenas.

– Não utilize materiais flexíveis na instalação, como bambus e canos (PVC, ferro, alumínio), pois há risco da perda de equilíbrio durante a instalação e consequente queda sobre a rede de distribuição de energia elétrica.

– Não utilize o cano da caixa de medição de consumo de energia elétrica (o “padrão”) como base de fixação, porque há risco de choque elétrico.

– Na ocorrência de chuvas, ventos e relâmpagos, não tente fazer a instalação da antena, já que será maior o risco de quedas e choques elétricos.

– Não encoste nem aproxime objetos na rede de distribuição de energia elétrica, pois isso pode causar graves acidentes, inclusive fatais, já que as tensões de operações variam entre 127 e 13.800 volts.

– Use sempre equipamentos de segurança adequados à atividade.

– Nunca instale antenas de TV e rádio, comuns ou parabólicas, próximo à rede de distribuição de energia elétrica. Certifique-se que mesmo em caso de queda esses equipamentos não irão tocar ou se aproximar dos cabos da Cemig. Com Agência Minas

PUBLICIDADE
Don`t copy text!