Gastronomia terá destaque especial no Arraial de Belo Horizonte

O Arraial de Belo Horizonte está de volta em formato presencial, prestes a movimentar novamente a Praça da Estação com um público estimado em 140 mil pessoas durante todos os dias do evento. A cidade está com saudades do espetáculo das quadrilhas, dos grandes shows e, é claro, da gastronomia junina. A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG), criou o Circuito Gastronômico do Arraial de Belo Horizonte. Desde 25 de julho até 14 de agosto, 20 empreendimentos vão preparar e comercializar pratos juninos especialmente produzidos para o período dos festejos na cidade.

O menu junino do circuito é vasto e com muita referência da gastronomia mineira. Tropeiros, torresmos, baião de dois, caldos, pastéis, canjicas e quentões. “Belo Horizonte é a síntese da gastronomia mineira, reconhecida e amada em todo o mundo. Assim, a tratamos como um dos principais pilares do Arraial de Belo Horizonte, que neste ano recebe o Concurso Nacional de Quadrilhas, se tornando o centro das atenções da cultura junina de todo o país. Sabemos que a gastronomia é um eixo estratégico dos melhores destinos turísticos, e na capital mineira não seria diferente. Não é à toa que somos reconhecidos como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco”, relata Gilberto Castro, presidente da Belotur.

“O Arraial de Belo Horizonte é um dos grandes eventos turísticos da capital mineira. Logo, como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, os bares e restaurantes, que tanto representam a cultura dessa cidade, não poderiam ficar de fora da festa, que traduz com proeza a alma belo-horizontina. O turista e o próprio morador vão encontrar delícias variadas, afinal uma das características marcantes da nossa cozinha é a diversidade e riqueza de sabores”, comenta Matheus Daniel, presidente da Abrasel em Minas Gerais.

Veja AQUI os participantes do Circuito Gastronômico do Arraial de Belo Horizonte 2022.

Vila Gastronômica e Concurso Prato Junino
Para atender ao público que estará presente na Praça da Estação, uma Vila Gastronômica será montada, com ambientação especial, mesas e cadeiras de madeira, pufes e iluminação especial para o maior conforto do público.

Além de restaurantes tipicamente mineiros, a Vila contará também com as receitas vencedoras do 3º Concurso Prato Junino, que serão comercializadas a preços populares. O concurso é uma realização da Belotur em parceria com faculdades de gastronomia.

Neste ano, as seletivas aconteceram entre 20 e 24 de junho, com mais de 30 pratos inscritos sob a temática ‘As Origens da Gastronomia Mineira’. Em cada faculdade, os alunos apresentaram os pratos criados e competiram entre si pela melhor nota. Os cinco vencedores, um de cada entidade acadêmica, receberão um prêmio de R$ 5 mil.

Acesse AQUI e conheça os pratos vencedores.

Restaurantes Populares
Os restaurantes populares da cidade também não ficaram de fora. Um cardápio junino foi criado e será servido na semana que antecede as festividades na Praça da Estação, entre os dias 25 e 29 de julho. As unidades Santa Efigênia e Rodoviária terão apresentações das blitzen juninas, com intervenção de dançarinos das quadrilhas do Arraial de Belo Horizonte. Acesse o Portal Belo Horizonte para conhecer o menu dos restaurantes populares.

Arraial de Belo Horizonte 2022
Festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela sua valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período, o Arraial de Belo Horizonte chega à sua 43ª edição e retorna à Praça da Estação nos dias 29, 30 e 31 de julho e 6, 7, 13 e 14 de agosto. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur.

Programação – Concurso de Quadrilhas
29, 30 e 31 de julho: Concurso Municipal de Quadrilhas (Grupo de Acesso)

6 e 7 de agosto: Concurso Municipal de Quadrilhas (Grupo Especial) e Concurso Estadual de Quadrilhas

13 e 14 de agosto: Concurso Nacional de Quadrilhas
Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Belo Horizonte

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!