Fhemig lança edital para contratar OS para administrar hospital regional em Patos de Minas

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) publicou esta semana edital para celebração de contrato de gestão com entidade sem fins lucrativos, qualificada ou que pretenda se qualificar como Organização Social (OS) do Estado de Minas Gerais. A parceria entre Fhemig e a OS será para o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas.

O objetivo é melhorar a operacionalização da gestão hospitalar e a execução das atividades e serviços, sendo uma alternativa viável para obtenção de mais qualidade e produtividade e proporcionando melhorias significativas ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Qualificação
De acordo com a legislação mineira, o contrato de gestão é um instrumento firmado entre a administração pública estadual e uma entidade qualificada como OS. Não é necessária a prévia qualificação da entidade sem fins lucrativos como OS para a participação em processo de seleção pública. No entanto, a entidade vencedora deve ser qualificada tempestivamente, antes da celebração da parceria. Por isso, é importante que entidades interessadas deem início ao processo de qualificação.

O processo de qualificação é gratuito e vincula-se ao cumprimento dos requisitos estabelecidos na Lei Estadual 23.081/2018 e no Decreto Estadual 47.553/2018.

As propostas para o processo de seleção da entidade parceira devem ser encaminhadas, exclusivamente, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!MG) até 30/3. Mais detalhes sobre critérios, normas e exigências estão disponíveis no edital, que pode ser acessado AQUI.

Saúde continua serviço público
Na área da Saúde, esse será o primeiro contrato de gestão a ser celebrado pelo Governo do Estado de Minas Gerais. A parceria busca melhorar a eficiência no atendimento à população e a reduzir as burocracias em processos de compras, aquisições e contratação de pessoal. As Organizações Sociais têm mais autonomia para gerenciar e adquirir medicamentos, equipamentos e insumos em menor prazo, resultando em assistência mais rápida e resolutiva para o cidadão.

Vale destacar que o HRAD continua sendo público, com 100% direcionado ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Perfil assistencial
O HRAD realiza atendimentos de média e alta complexidade e é referência regional em Urgências e Emergências, atendendo cerca de 700 mil habitantes de 33 municípios da Macrorregião Noroeste.

O hospital conta com UTI adulto e neonatal, além de maternidade de alto risco, e oferece atendimento nas áreas de Clínica médica, Clínica pediátrica, Cirurgia geral, Cirurgias oncológicas, Ortopedia, Bucomaxilofacial, Neurologia e Ginecologia e obstetrícia. O hospital ainda possui atendimento ambulatorial eletivo para pacientes egressos em Ortopedia, Cirurgia geral, Cirurgia plástica reparadora, Ginecologia e obstetrícia, entre outros. Com Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!