Dia D reforça prevenção à Dengue em Pará de Minas e drone ajudará mapear criadouros do Aedes aegypti

O Brasil ainda continua enfrentando a pandemia devido ao novo coronavírus mas outra doença também está presente e feito vítimas em todos os estados. Em Minas Gerais não é diferente e além dos mineiros terem que se prevenir contra a COVID-19, a Dengue é uma realidade.

Ao contrário do novo coronavírus que está aí e apenas a vacina protegerá os cidadãos, combater o Aedes aegypti é simples e todo mundo tem que fazer sua parte.

Dados atuais, desta quinta-feira 26 de novembro, do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) mostram que em 2020 Pará de Minas registrou 5.073 casos suspeitos. Deste total, 3.625 foram confirmados, 1.426 testaram negativo para a doença, 19 aguardam resultados de exames, dois paraminenses tiveram Dengue com sinais de alarme e um teve Dengue grave. Não existe mais a denominação Dengue hemorrágica, que foi substituída por Dengue grave.

O poder público tem feito sua parte com campanhas e agentes nas ruas orientando e ajudando a população, porém se os cidadãos não se conscientizarem a doença permanecerá pra sempre. Um mosquitinho é capaz de matar, sendo que combatê-lo só depende da população.

O assunto foi discutido durante o Papo com Geraldo Rodrigues PGR – programa exibido de segunda a sexta-feira de 13 às 15 horas no canal grnewsnoticias no Youtube.


Os agentes Rogério Francisco Marinho e Douglas Duarte apresentaram os números atuais da Dengue e também o que é feito em Pará de Minas para combater o mosquito. Uma das novidades trazidas é que em breve os profissionais contarão com um drone que sobrevoará possíveis criadouros do Aedes aegypti, como conta Douglas Duarte:

Douglas Duarte
douglasduartedengpgr1

O trabalho agora é redobrado porque devido as chuvas rápidas que ocorrem nesta época do ano, a proliferação do mosquito é maior. Para orientar e conscientizar toda a população, na sexta-feira, 27 de novembro, acontece o Dia D de Combate à Dengue.

Com o tema “Dengue mata! Vida em primeiro lugar” a ação acontecerá de 15 às 18 horas nos semáforos da região central de Pará de Minas. Os agentes querem chamar a atenção da sociedade para a importância de dedicar 10 minutos por semana e limpar quintais, calhas e não deixar água parada, como contou Rogério Francisco Marinho:

Rogério Francisco Marinho
rogeriofmdenpgr1

Haverá também uma carreata com o Dengue Móvel nos principais pontos da cidade com a presença do mosquito Aedes aegypti.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!