Floresta Nacional do Tapajós inaugura movelaria

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Como desdobramento do seu projeto de Manejo Florestal Sustentável, a Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós (Coomflona) inaugurou a Movelaria Ambé, localizada no Pátio Central do Km 117 da BR 163, interior da Floresta Nacional do Tapajós – unidade de conservação (UC) administrada pelo ICMBio no Pará. O evento reuniu parceiros do projeto, como a Fundação Banco do Brasil (FBB), além de organizações comunitárias, autoridades locais e cooperados.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

De acordo com Ângelo Ricardo, engenheiro ambiental e coordenador do empreendimento, a proposta de implementação da movelaria foi submetido, em 2014, ao edital Ecoforte Extrativismo, da FBB. “A cooperativa vai aproveitar os galhos oriundos da área de manejo florestal para a confecção de móveis”, explica Ricardo.

A próxima etapa, ainda segundo o coordenador, será a seleção de cerca de 20 trabalhadores, entre moradores da UC e profissionais experientes, para as atividades de secagem da madeira e manuseio das máquinas, visando à confecção de produtos de qualidade.

Durante o evento de inauguração, os comunitários ressaltaram a importância dessa iniciativa para a geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida dos moradores da floresta. Para Jean Feitosa, presidente da Coomflona, a localização da movelaria, dentro do Pátio Central da área de manejo florestal, foi pensada estrategicamente, de modo a auxiliar na logística e diminuir custos.

“O material utilizado como matéria-prima será feito a partir do aproveitamento dos galhos para produção de móveis como mesas, cadeiras, portas, janelas, etc. Os produtos serão comercializados tanto no mercado paraense quanto externamente, sobretudo nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro”, afirmou o presidente da cooperativa.

Segundo Domingos Rodrigues, chefe substituto da Floresta Nacional do Tapajós, a movelaria era um sonho de muitas pessoas que agora tornou-se realidade. “O projeto trará muitos benefícios para as comunidades da UC”, completou Rodrigues.

Manejo sustentável da madeira
Manejo Florestal Sustentável é a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não-madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços florestais.

O manejo florestal, isto é, a produção de madeira e de outros produtos florestais (resinas, raízes, cascas, cipós, etc) tem como fonte de matéria-prima legal somente as florestas exploradas sob regime sustentável, através de Planos de Manejo Florestal Sustentável. Saiba mais AQUI. Com ICMBio

PUBLICIDADE
Don`t copy text!