Simpósio debate adoção de sistemas integrados

A extensão rural é essencial para a ampliação da ILPF e para levar informação para o produtor manejar e gerenciar esses sistemas

Alguns fatores interferem na decisão do pecuarista de diversificar a produção agropecuária. Financiamento, orientação técnica e pesquisa contribuem para a ampliação da adoção de sistemas integrados, como Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

A extensão rural é essencial para a ampliação dessa tecnologia e para levar informação para o produtor manejar e gerenciar esses sistemas. Já as pesquisas científicas têm comprovado os benefícios da implantação de ILP e ILPF, disponibilizando informações técnicas, econômicas e ambientais. A probabilidade de adoção no campo também aumenta quando há linhas de crédito para investimento e custeio.

Esses três elementos, para a pesquisadora Marcela Vinholis, da Embrapa Pecuária Sudeste, fazem toda a diferença na hora do pecuarista decidir se vai ou não adotar essa tecnologia.  De acordo com ela, conhecer quem são os atores responsáveis por apoiar e estimular a adoção de sistemas de integração é relevante para se pensar em estratégias para ampliação desses modelos no país.

A pesquisadora vai abordar esse tema durante o V Simpósio de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) do Estado de São Paulo. O evento, realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste e pelo Grupo de Estudos Luiz de Queiroz (GELQ – Esalq/USP), ocorre nos dias 29 e 30 de novembro em São Carlos (SP). As inscrições podem ser feitas aqui .

Além dos fatores que são decisivos para adoção da integração, estarão em foco no simpósio: ILPF em solos arenosos, estratégias e desafios para intensificação sustentável do uso do solo, conforto térmico de bovinos em pastagens arborizadas e sustentabilidade da pecuária. No dia 30, pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste vão demonstrar no campo funcionamento e benefícios dos sistemas de ILPF.

Serviço
V Simpósio de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) do Estado de São Paulo
Vagas: 160
Data: 29 e 30 de novembro de 2019
Informações: pecuaria-sudeste.eventos@embrapa.br
Inscrições: http://bit.ly/34ikA4R

29 de novembro
Embrapa Instrumentação – Rua XV de novembro, 1452 – Centro.
Horário: 8h às 18h.

30 de novembro
Embrapa Pecuária Sudeste – Rodovia Washington Luiz, km 234.
Horário: 8h às 12 horas.
Com informações da Embrapa Pecuária Sudeste

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!