Cresce venda de usados e Procon alerta para cuidados na hora de comprar veículos

Com as montadoras desabastecidas, especialmente de peças, e a alta constante do dólar, não há carros novos para serem comprados com entrega imediata. Em algumas revendedoras há até lista de espera para quando os modelos chegarem.

Com isto cresceu consideravelmente a venda de veículos usados ou seminovos. Dados da Federação Nacional da Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) mostram que entre janeiro e agosto a venda de usados cresceu 57,3% em Minas Gerais. O número foi comparado ao mesmo período de 2020, quando foram vendidas 1,27 milhão de unidades.

Porém, comprar um veículo usado não é tão simples como chegar à concessionária e pegar o carro novinho, sendo o primeiro a dirigi-lo. É preciso estar atento a vários fatores para evitar prejuízos futuros.

Quem faz o alerta é o coordenador do Procon de Pará de Minas, Bruno Soares de Souza. Como não conhece a procedência do veículo, é preciso estar atento a todos os problemas que podem ocorrer:


Bruno Soares de Souza

brunosscarrousado1

Já o fornecedor precisa ser sincero com o cliente, explicando tudo que já aconteceu com o veículo. Ele destaca ainda a importância de observar o prazo de garantia dado ao consumidor:

Bruno Soares de Souza
brunosscarrousado2

Ainda segundo a Fenauto, no estado, a venda de seminovos, que são carros com até três anos de uso, cresceu em agosto, com 21.269 unidades comercializadas.

Foram vendidos em agosto 42.729 automóveis entre quatro e oito anos de uso.

Já os carros com idade entre nove e 12 anos, o aumento nas vendas foi de 1,9% em agosto, frente a julho, com 45.032 veículos vendidos.

Carro acima de 13 anos também tiveram aumento, totalizando 72.924 automóveis comercializados.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!