Europa ilumina símbolos icônicos com azul para celebrar os 75 anos das Nações Unidas

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Cerca de 200 edifícios e monumentos da Europa serão iluminados neste sábado, 24 de outubro, para marcar os 75 anos das Nações Unidas. A homenagem à organização tem o título “Turn Europe UN Blue”, ou “Torne a Europa azul da cor da ONU” em tradução livre.

Em Portugal, a parceria entre o Centro de Informação Regional da ONU para a Europa Ocidental, Unric, com as autoridades nacionais iluminará edifícios, monumentos, centros e sedes de mais de 30 municípios.

Municípios de Portugal
Outros participantes serão o Palácio da Bolsa em Sintra, o Castelo dos Mouros em Sintra, o Castelo de Bragança, o Paço da Cultura na Guarda e a sede da Associação Nacional de Municípios Portugueses em Coimbra

Com o apoio do Governo e da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Lisboa cobrirá de azul o Palácio Nacional da Ajuda e o Arco da Rua Augusta.

Outros participantes serão o Palácio da Bolsa em Sintra, o Castelo dos Mouros em Sintra, o Castelo de Bragança, o Paço da Cultura na Guarda e a sede da Associação Nacional de Municípios Portugueses em Coimbra.

O prédio da Comissão Europeia, em Bruxelas, o Castelo de Dublin na Irlanda, o Palácio de Cibeles, em Madrid, e o Palácio da Paz em Haia estão entre os edifícios que farão parte desta iniciativa. A lista completa pode ser consultada aqui.

Valor da Paz
A iniciativa “Europe Turns UN Blue” acontece como resultado da coordenação com o subsecretário-geral da ONU, Fabrizio Hochschild.

A expetativa do também conselheiro especial do secretário-geral para as Comemorações dos 75 anos da ONU é que se lembre “o valor universal da paz, do desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos nestes tempos de incerteza.” Com ONU News

PUBLICIDADE
Don`t copy text!