Riqueza cultural do Norte de Minas pode ser conferida em plataforma virtual do Museu Regional

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Divulgação/Unimontes

As ricas tradições culturais da região norte mineira podem ser pesquisadas de maneira rápida e gratuita no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM). O material, que revela informações precisas sobre danças, festas religiosas, folclore, patrimônio histórico e natural, está disponível no Espaço Multimídia do MRNM, instalado e mantido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no casarão da antiga Fafil, no Centro Histórico da cidade.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os interessados podem conferir, na plataforma virtual, as informações peculiares de 53 cidades norte-mineiras. Além disso, em breve, serão disponibilizados mais dados, abrangendo os 93 municípios da região, no espaço identificado como “Cantinho – Mapeamento Cultural do Norte de Minas”.

Conforme explica a diretora do Museu Regional, professora Marina Ribeiro Queiroz, as informações sobre as tradições dos municípios foram levantadas e digitalizadas dentro do projeto “Museu Vivo”, viabilizado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Os estudos foram coordenados pelos professores e historiadores Carla Cristina Barbosa, Raquel Helena de Mendonça e Paula, Carlos Caixeta e Cássio Alexandre da Silva, da Unimontes.

Dentre os dados apurados estão detalhes de danças como a Catira, Lundu, Folia de Reis, Dança de Fitas, Dança de São Gonçalo, dentre outras. A coordenadora do Museu destaca que, por meio da plataforma virtual, foi disponibilizado material didático-pedagógico interativo, que pode ser consultado especialmente pelo público infanto-juvenil, destacando também informações sobre o patrimônio cultural, meio ambiente, desenvolvimento urbano e turismo, além dos costumes e manifestações folclóricas.

“A intenção é permitir que o público visitante tenha contato com a memória cultural, além de democratizar o acesso ao mapeamento dos bens culturais e valorização das manifestações tangíveis e intangíveis”, ressalta Marina Queiroz, lembrando que podem conferidas também no sistema virtual dados sobre as tradições de Montes Claros, destacando as centenárias Festas de Agosto e seus grupos de catopês, marujos e caboclinhos.

Funcionamento do museu aos domingos
Os estudantes do ensino fundamental e médio e outros interessados podem fazer pesquisas sobre o mapeamento cultural do Norte de Minas gratuitamente, sem a necessidade de agendamento prévio. Basta apenas comparecer à sede do Museu Regional.

Além do horário normal de atendimento, de terça a sexta-feira (das 8 às 17h30), o espaço passou a funcionar também aos domingos (das 9h às 13h). “O objetivo do funcionamento aos domingos é facilitar as pesquisas pelos estudantes”, explica a professora Marina Queiroz. Até então, o MRNM funcionava somente um domingo a cada mês.

Serviço:
Museu Regional do Norte de Minas
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira (das 8 às 17h30) / aos domingos, das 9h às 13h
Endereço: Rua Coronel Celestino, 75, Centro Histórico de Montes Claros
Entrada gratuita

Com Agência Minas

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!