Inaugurada nova sede do consulado da Itália em Minas Gerais

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Manoel Marques/Imprensa MG

Foi realizada na sexta-feira (23) da cerimônia de inauguração da nova sede do consulado da Itália em Belo Horizonte. Durante o evento, com a presença do ministro Italiano das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, Angelino Alfano, do embaixador da Itália no Brasil, Antônio Bernardini, e da cônsul da Itália em Minas Gerais, Aurora Russi, o governador destacou a relação próxima do Estado com o país europeu.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

“Gostaria de registar nossa alegria em poder inaugurar essa nova sede do consulado, agora sim à altura do que a Itália significa para nós, mineiros. Não sei se o ministro sabe, mas Belo Horizonte foi uma cidade construída por imigrantes. Belo Horizonte fez, no ano passado, 120 anos de existência e, desde a sua construção, os imigrantes, e em especial os italianos, tiveram papel fundamental para esta cidade e para o Estado. Sem a contribuição da Itália, Minas Gerais não teria conseguido alcançar a posição que tem hoje no Brasil e no mundo”, afirmou.

“Também é um momento histórico, por ser a primeira vez que recebemos um ministro das Relações Exteriores da Itália na nossa cidade. É um momento especial pelo senhor ter vindo aqui e escolhido nossa cidade para fazer essa visita. A Itália é um país, acima de tudo, amigo dos mineiros”, completou Fernando Pimentel.

A nova sede ocupa uma casa tombada, construída em 1972. Com a mudança para o novo endereço, o consulado conseguiu reorganizar os serviços oferecidos, aumentando o período de atendimento ao público. Em Minas Gerais, o consulado registra hoje mais de 27 mil cidadãos italianos. Além deles, considera-se que 30% da população mineira é de origem Italiana.

O ministro Angelino Alfano lembrou a grande presença dos italianos no Brasil. “Trinta milhões de cidadãos brasileiros são ítalo-descendentes. Temos o Brasil no coração. Hoje, lembramos aqui a imigração de tantos italianos para o Brasil. Gostaria de agradecer o governador Fernando Pimentel por abrir as portas a tantos italianos que estão aqui. Que esta seja a primeira de muitas vindas de ministros italianos a Belo Horizonte”, ressaltou.

Já o embaixador Antônio Bernardini lembrou a parceria existente entre Minas Gerais e a Itália. “Minas Gerais entra em todas as conversas que envolvem Brasil e Itália. Por isso, achei importante encontrar uma nova sede para o consulado na capital, simbolizando a nossa relação. Temos de valorizar nossa presença num território tão importante. Ninguém melhor que o governador para poder atestar nossa presença e trabalho no Estado”, pontuou.

Também participaram da cerimônia os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, e de Cultura, Ângelo Oswaldo, os presidentes da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), Cristiane Serpa, e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior, o senador Antonio Anastasia, os deputados estaduais Léo Portela e Durval Ângelo, além de prefeitos e lideranças políticas. Com Agência Minas

PUBLICIDADE