ALMG promove concurso de redação abordando violência contra a mulher

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará audiência de convidados nesta sexta-feira (23) para debater a importância da educação na prevenção da violência contra a mulher. Na oportunidade será feito o lançamento oficial do concurso de redação “A importância da educação na prevenção à violência contra a mulher e o feminicídio”, cujo edital será publicado na mesma data.

A reunião, solicitada pela presidenta da comissão, deputada Marília Campos (PT), será às 9 horas, no Auditório José Alencar, e marca o primeiro “Dia Estadual de Combate ao Feminicídio”, lembrado nesta sexta-feira (23). A data foi criada pela Lei 23.144/18, originária do Projeto de Lei (PL) 5.203/18, de autoria da própria Marília Campos.

Segundo a deputada, o objetivo desta data é criar um marco para ampliar a visibilidade do tema, assim como dar oportunidade para que sejam promovidas ações para difundir o combate ao feminicídio (crime de ódio por desrespeito e aversão à condição feminina) e aperfeiçoar políticas de proteção à mulher.

O concurso de redação é promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e o Ministério Público ((MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAO-VD), que é um órgão auxiliar do MP mineiro, criado no Dia Internacional da Mulher (8 de março) deste ano.

Poderão participar do concurso alunos do ensino médio de 13 superintendências regionais de ensino, que apresentaram os mais altos índices de feminicídio no Estado: RMBH A, B e C; Caratinga, Carangola, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Janaúba, Juiz de Fora, Nova Era, Montes Claros, Ouro Preto e Ubá.

Antes do início das inscrições, previsto para 7 de outubro, serão realizadas ações nas escolas, como debates e oficinas, visando a sensibilizar a participação dos estudantes. No início de novembro, uma banca examinadora formada por MP, ALMG e secretarias participantes fará a análise das redações, com base nos mesmos critérios do Enem.

Em 20 de novembro será publicado o resultado final do concurso e no dia 25 de novembro está prevista a entrega dos prêmios: um notebook para o primeiro colocado e tablets para os classificados entre o 2º e 5º lugares. Com ALMG

Don`t copy text!