ONU ressalta importância de inovações digitais em serviços públicos

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Este ano, o Dia do Serviço Público das Nações Unidas tem como tema “Inovando para uma nova era: Aproveitando o papel da tecnologia para o futuro serviço público”.

Sobre a data, marcada neste 23 de junho, o secretário-geral da ONU disse que “homenageia as centenas de milhões de servidores públicos em todo o mundo que se dedicam a garantir o bem-estar de nossas comunidades.”

Importância
António Guterres afirmou que, enquanto o mundo continua a enfrentar a crise causada pela pandemia Covid-19, o “seu trabalho é mais importante do que nunca.”

O chefe da ONU lembrou que, no último ano e meio, do teletrabalho ao ensino online e à telemedicina, “os funcionários públicos mobilizaram tecnologias digitais para garantir a continuação dos serviços públicos em todos os setores, apesar das circunstâncias desafiadoras e ameaçadoras da pandemia.”

Embora muitos governos tenham conseguido colocar mais e mais serviços públicos online, outros enfrentaram dificuldades. Para ele, globalmente, “a divisão digital persiste.”

Guterres conta que “não apenas muitas pessoas não têm acesso a uma internet banda larga confiável, mas muitas outras enfrentam barreiras para acessar a tecnologia digital ou não têm as habilidades necessárias para acessar e navegar pelos serviços públicos online de forma eficaz.”

Evolução
Para o secretário-geral, à medida que a prestação de serviços públicos se torna cada vez mais digital, é preciso garantir que os funcionários públicos tenham as capacidades necessárias.

Guterres disse que também é preciso garantir que todas as pessoas, incluindo pessoas com deficiência e outros grupos que enfrentam a exclusão, tenham acesso aos serviços online.

Segundo ele, o mundo apenas alcançará totalmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável quando ninguém estiver sem acesso à internet.

Revolução digital
Segundo a ONU, a última década trouxe uma revolução digital que mudou a forma como as pessoas vivem, trabalham e governam.

As inovações baseadas em tecnologia e dados aumentaram o ritmo da vida diária, abriram informações e elevaram as vozes da sociedade civil e mudaram a forma como se revolvem problemas, projetam políticas e prestam serviços.

Ao mesmo tempo, os governos encontram-se sob pressões de recursos e crescentes demandas públicas, tendo que fazer muito mais, com menos.

A pandemia de Covid-19 foi “um multiplicador de força para essas tendências, introduzindo trabalho remoto no governo, entrega de serviço digital, equipes de serviço virtual e até mesmo novos portfólios”.

A próxima era verá mudanças fundamentais na forma como os funcionários públicos são contratados, treinados e retidos. Mais tecnologia será usada para tomar melhores decisões, monitorar o desempenho e fornecer serviços.

A ONU diz que “o futuro serviço público precisa ser mais ágil, experiente em tecnologia, orientado por dados e centrado no ser humano.”

Para comemorar o Dia do Serviço Público, o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, Desa, em parceria com o Governo dos Emirados Árabes Unidos, realiza um evento virtual sobre o tema esta quarta-feira. Com ONU News

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!