Aumenta a procura por empréstimo para abertura de novos negócios

Levantamento da Simplic – fintech de crédito pessoal online com mais de 5 milhões de brasileiros em sua base – mostra que novos negócios são o segundo principal motivo da busca por crédito

Dados divulgados pela Serasa mostram um aumento de 26,2% nos pedidos de empréstimo no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado. Um levantamento realizado pela fintech de crédito pessoal Simplic revela que a maioria das solicitações de empréstimo realizadas em 2021 continuam sendo motivadas pelo pagamento de dívidas – inclusive de contas simples, como luz e água. Em segundo lugar, aparece a procura de crédito para a abertura de novos negócios, totalizando entre janeiro e setembro mais de 600 mil pedidos.

Segundo a fintech, a busca por empréstimos para empreender cresceu muito em relação ao ano passado e representa mais de 20% de todos os pedidos recebidos pela empresa – que por dia recebe mais de 10 mil novas solicitações de crédito para análise.

Para Rogério Cardozo, diretor executivo da Simplic no Brasil, os brasileiros enxergam a oportunidade como um meio para driblar a crise e o desemprego, que chegou a 14,1% em 2021, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Com um alto desemprego, as pessoas estão buscando outras formas de renda e os empréstimos têm impulsionado a criação de novos negócios”, comenta o executivo.

Cardozo aponta ainda que o cenário também é influenciado por uma maior flexibilização das instituições financeiras. “Diante do cenário atual e visando impulsionar a economia, o mercado de crédito tem flexibilizado o acesso aos empréstimos para diferentes perfis de empreendedores, inclusive negativados. É positivo viabilizar oportunidades, juntamente com informação e orientação, para evitar novos endividamentos e trazer conforto e segurança para prosperar”.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!