Desafios em ligas diferentes força a adaptação e te faz crescer como pessoa
A afirmação é de Eduardo Coudet que já trabalhou como treinador na Argentina, México, Brasil e agora está na Espanha
O medo do desconhecido não faz parte da rotina de pensamentos do técnico argentino Eduardo Coudet. Ele ainda é jovem, com apenas 46 anos, e já passou por experiências esportivas desafiadoras. Após encerrar sua trajetória como atleta, onde vestiu a camisa de 10 equipes entre 1993 e 2011, começou sua jornada como treinador ao assumir o comando técnico do Rosário Central da Argentina. Depois se transferiu para Club Tijuana Xoloitzcuintles de Caliente do México. De volta ao país natal comandou o Racing Club, onde conquistou seus dois títulos como treinador. Em 2020 foi contratado pelo Sport Club Internacional de Porto Alegre e fez um grande trabalho, mas questões internas o incomodavam. Neste momento, ele foi desafiado novamente e partiu para Europa e assumiu o comando técnico do Real Club Celta de Vigo da Espanha, onde já havia atuado como jogador em 2002.
E desafio é o que move Eduardo Coudet. Deixou o Internacional no momento em que a equipe vinha bem na Taça Libertadores da América, Copa do Brasil e liderava o Campeonato Brasileiro 2020. De repente, abre mão do trabalho em Porto Alegre e segue para Espanha para assumir o Celta de Vigo que estava em último na Liga Espanhola.

Chegou em momento de transformação da estrutura do clube, que acabara de inaugurar seu novo centro de treinamentos, chamado Cidade Desportiva Afouteza, com três campos para treinar, academia, acomodações para os jogadores profissionais e da base, piscina, sala de imprensa, entre outras benfeitorias. Eduardo Coudet também mudou a posição do Celta de Vigo na tabela de classificação. O time que era o último colocado saltou para o confortável 11º lugar. O Celta de Vigo que era cotado para ser rebaixado em qualquer casa de aposta, passou a sonhar com classificação para competições europeias. Nos primeiros 21 jogos sob o comando do técnico argentino, a equipe espanhola venceu oito, empatou seis e perdeu sete confrontos.
Falando a equipe da casa de apostas Betway, Eduardo Coudet afirmou que gosta muito da cidade espanhola e isso contribuiu para sua tomada de decisão. Além disso, mesmo sabendo que o Celta lutou para não ser rebaixado nas duas temporadas anteriores, tinha confiança que a equipe poderia reagir, como ficou comprovado.

Para aumentar ainda mais a carga desafiadora, o técnico não conhecia os jogadores. Citou que no Celta de Vigo está sendo sua primeira experiência como treinador na qual não participou na indicação dos jogadores e também não realizou pré-temporada com a equipe. Mas em suas palavras esses ingredientes são um desafio a mais para que ele possa continuar crescendo.
O treinador argentino também disse ao time da Betway que a inauguração da Cidade Desportiva Afouteza foi um passo gigantesco para o clube, mas seu maior desafio agora é acompanhar o crescimento na parte esportiva, principalmente na área mais importante do clube, que é o futebol.

Ainda encontrou tempo para analisar as diferentes ligas por onde atuou, com destaque para o Brasil, onde assegura que os jogadores são mais fortes e mais rápidos do que em qualquer lugar do mundo, razão pela qual considera o futebol, brasileiro muito bonito, equilibrado e dinâmico com mudanças o tempo todo. Já na Argentina é um futebol com mais contato físico, com um grau de intensidade total. Em sua avaliação, no futebol espanhol o diferencial é a velocidade na tomada de decisões e em que a bola é tocada. Em resumo, disse que são todos diferentes com suas características próprias que o fazem aprender cada vez mais com as realidades distintas.
Coudet afirmou que o bom de ter treinado em ligas diferentes é aprender a se adaptar, o que o leva a um crescimento, e o enriquece como pessoa.

Ao assumir missões desportivas desafiadoras e conclui-las com êxito, Eduardo Coudet se desponta como um dos principais técnicos da história recentemente do futebol argentino, como Diego Simeone que treina o Atlético de Madrid há várias temporadas; Maurício Pochetino que comanda no Paris Saint Germain, um dos elencos mais caros do futebol mundial; Marcelo Bielsa que conseguiu o acesso na temporada passada com o Leeds United da Inglaterra e vem fazendo um excelente trabalho na Premier League e ainda Jorge Sampaoli que deixou o Atlético-MG, após ficar em terceiro no Brasileirão 2020 e hoje comanda o Olympique de Marselhe da França.
Como jogador de Futebol, entre 1993 e 2011, Eduardo Coudet passou pelas equipes Platense, Rosario Central, San Lorenzo, River Plate, Celta de Vigo, San Luis, Necaxa, Colón, Philadelphia Union e Fort Lauderdale Strikers. Como não tem medo de encarar desafios, deixou algumas destas equipes e depois retornou para jogar outras temporadas.
Nesse ritmo o técnico argentino é visto como um treinador que chegará em breve e se manterá por um bom tempo na prateleira de cima do futebol mundial. Como ele está sempre disposto a encarar novos desafios, é esperar pra ver!
Da redação
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.