População pode acessar serviços públicos de casa através do MG App

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Agendar uma doação de sangue, consultar medicamentos disponíveis na Farmácia de Minas e solicitar novas vias de contas de água e de luz. Esses são alguns dos serviços disponíveis no MG App. Os acessos ao aplicativo do Governo de Minas cresceram 28% no último mês, consolidando a ferramenta como aliada dos cidadãos neste momento em que o Estado orienta as pessoas a ficar em casa e evitar aglomerações em razão da Covid-19.

O MG App possui mais de 1 milhão de downloads e é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge). Segundo o diretor central de Atendimento Eletrônico da Seplag, Damião Rocha, serviços essenciais, como processo de solicitação de medicamentos e emissão de guia para pagamento do Seguro do Trânsito – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), estão entre os mais buscados.

Para o diretor, esse movimento positivo no aplicativo mostra que os cidadãos têm evitado se deslocar a unidades físicas. “O MG App é uma facilidade e permite, neste período, que as pessoas resolvam seus problemas de maneira on-line”, reforça. Segundo Rocha, outros serviços disponíveis no aplicativo podem ser muito úteis durante a pandemia. “O agendamento de doação de sangue, por exemplo, pode ser feito de casa. E é muito importante contribuir com os bancos de sangue nesse momento”, lembra.

Serviços
Outros serviços de Saúde também podem ser acessados na plataforma, disponível para Android e iOS. No aplicativo, é possível consultar a situação do estoque de sangue nos bancos, a disponibilidade de medicamentos na rede estadual, além de verificar o andamento de solicitações já feitas.

Pelo app, os cidadãos podem pedir novas vias de contas de energia, pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), e de água, pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), acessar códigos de pagamentos, históricos de faturamento e, inclusive, relatar problemas na rede. Confira abaixo outras funcionalidades:

Veículos e Condutores: pontuação do condutor, situação do veículo, consulta ao IPVA, emissão de extrato de multas, solicitação de segunda via e consulta à situação da CNH, processo administrativo de trânsito, defesa de autuação.

Rodovias e Transporte: registro de ocorrências referentes a rodovias, informações sobre transporte intermunicipal e na Região Metropolitana de Belo Horizonte, consulta a itinerários, quadro de horários e valores das passagens das linhas do sistema intermunicipal e metropolitano de transporte.

Segurança: emissão de atestado de antecedentes criminais, de boletim de ocorrência de furto e registro de acidente de trânsito sem vítima. Com Agência Minas

PUBLICIDADE
Don`t copy text!