Ataque da Rússia contra Ucrânia provoca rápida piora do cenário econômico global

A Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), divulgou suas projeções sobre o impacto da guerra na Ucrânia na economia mundial, prevendo uma rápida piora do cenário. Os principais impactos surgem com a alta nos preços dos alimentos, dos combustíveis e dos fertilizantes.

O relatório mostra também maior volatilidade financeira, queda nos investimentos em prol do desenvolvimento sustentável e uma reconfiguração da cadeia global de abastecimento.

Papel fundamental dos dois países
A secretária-geral da Unctad, Rebeca Grynspan, declarou que “a guerra na Ucrânia tem um enorme custo no sofrimento humano e está causando choques por toda a economia global”, ameaçando os ganhos obtidos na recuperação da Covid-19 e nos avanços rumo ao desenvolvimento sustentável.

A Unctad nota as preocupações com os dois “Cs” fundamentais no mercado de commodities: comida e combustíveis. A Ucrânia e a Rússia têm papel fundamental no mercado agrícola, representando 53% do comércio global de óleo de girassol e 27% do trigo.

A rápida evolução da crise é alarmante principalmente para nações em desenvolvimento: 25 países africanos importam mais de um terço do trigo da Ucrânia e da Rússia.

Impacto nos transportes de cargas
Grynspan destaca que “a alta no preço dos alimentos e dos combustíveis afetará ainda mais as pessoas vulneráveis, colocando pressão sobre as famílias mais pobres”. A situação poderá aumentar os índices de fome.

De acordo com os cálculos da Unctad, mais de 5% dos países mais pobres do mundo importam produtos que muito provavelmente estarão em alta devido à guerra. Restrições no espaço aéreo e preocupações com a segurança estão complicando os fluxos comerciais que passam pela Rússia e Ucrânia.

O preço dos combustíveis e esforços para redirecionar as rotas de entrega de suprimentos também poderão causar alta nas taxas de transportes de cargas. Com ONU News

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!