Total de pessoas deslocadas no mundo atinge recorde de 59,1 milhões

O número de deslocados em seu próprio país em 2021 chegou ao recorde de 59,1 milhões. Conflitos e desastres naturais ocorridos no período forçaram 38 milhões de pessoas a deixar suas casas.

Os dados foram publicados ontem (19) no Relatório Global sobre Deslocamento Interno. A parceria apoiada pela ONU envolve o Centro de Monitoramento do Deslocamento Interno e o Conselho Norueguês de Refugiados (NRC).

Ucrânia
A previsão é que 2022 tenha um novo recorde de deslocados em meio a movimentações em massa na Ucrânia. A situação já desalojou mais de 8 milhões de pessoas no país desde a invasão da Rússia em 24 de fevereiro. Mais de 6 milhões buscam refúgio além-fronteiras.

O Brasil está em 9º lugar global de deslocados por desastres naturais. Foram 449 mil pessoas que deixaram seus lares durante todo o ano passado.

China lidera o grupo de nações, seguida por Vietnã, Índia, Estados Unidos, Filipinas, Indonésia, República Democrática do Congo e Sudão do Sul.

As enchentes no Brasil geraram 91% do total de deslocados, sendo que 170 mil foram registrados no que é considerado o dezembro mais úmido dos últimos 15 anos.

A situação no estado da Bahia vem descrita no documento pelos deslocamentos em massa e por mais de 4,6 mil casas destruídas que levaram vários municípios a decretar emergência.

Violência
Nesses eventos foram perdidos meios de subsistência de comunidades já desprovidas, incluindo o acesso a alimentos e à água potável. Houve ainda um registro de deslocamentos causados por incêndios florestais e por disputas de terras. A violência levou à movimentação de 21 mil brasileiros.

Já a violência e o conflito em Moçambique levaram 187 mil pessoas a deixar suas áreas de origem, fechando o ano com um total de 735 mil. Outros 44 mil moçambicanos foram vítimas de desastres, no que elevou o total do período em análise para 138 mil.

Causas naturais
Em Angola, os desastres naturais deslocaram 22 mil pessoas e o ano terminou com pouco menos de um terço deles ainda nessa situação.

São Tomé e Príncipe teve um total de 500 deslocados por causas naturais.

Em Portugal houve 20 pessoas fora dos lares após eventos extremos durante 2022.

Já em Timor-Leste, o tipo de fenômeno obrigou 16 mil pessoas a deixar as áreas de origem.

Com mais 4 milhões de deslocados em todo o mundo, 2021 superou o total do ano anterior que era o mais alto na década em termos de deslocados. O principal fator foram os desastres naturais.

Estima-se que os números globais cresçam ainda mais este ano, principalmente com a guerra em curso na Ucrânia. Com ONU News

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!