Biblioteca Pública rememora carnavais passados em Belo Horizonte

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Divulgação

Engana-se quem pensa que carnaval é algo recente em Belo Horizonte. Pela sua capacidade de se reinventar, a folia está entre as festividades mais representativas não somente da alma brasileira, como também da mineira. A história e cadência da folia desfilam pela Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa até o dia 28 de fevereiro, com a exposição “Abram Alas”.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Estão expostos livros que retratam os carnavais mineiros entre as décadas de 50 e 80, além de publicações e discos de âmbito nacional que fazem parte das coleções especiais entre os mais de 570 mil exemplares disponíveis para consulta na Biblioteca.

São títulos literários como “Bairro de Santa Tereza”, em que Luiz Gois dedica um trecho à história carnavalesca, iniciada na década de 50, no bairro boêmio da capital mineira, com a formação dos blocos que até hoje agitam as ruas da região leste da capital.

Um dos destaques entre os discos de vinil é o marcante “84” gravado com sambas enredos do carnaval de Belo Horizonte daquele ano. Composto por faixas como “Do Reino a Nova Terra”, interpretada por Serginho do Cavaco para a Escola de Samba Cidade Jardim, e “Sonhar um sonho de criança”, levada pelo puxador Lulu do Império para a Escola O Canto da Alvorada.

Para a Coordenadora do Setor de Coleções Especiais da Biblioteca Pública, Eliani Gladyr, além das machinhas que envolveram o país, a seleção explora a beleza e simplicidade das fantasias. “Na Revista da Semana, publicada em 1948, temos lindas imagens dos foliões da velha guarda que no Rio de Janeiro e em São Paulo desfilavam nos blocos do camundongo, do morcego, dos palhaços e dos romanos”, comenta Eliani”.

A exposição Abram Alas tem entrada gratuita e ocupa o Hall das Coleções Especiais no segundo andar do prédio do equipamento integrante do Circuito Liberdade.

Serviço:
Data: até 28/02/2017
Horário: de segunda a sexta de 08h às 18h
Local: Hall das Coleções Especiais – Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa| Praça da Liberdade, 21 – 2º andar.
Informações: 3269-1209 |mineiriana.sub@cultura.mg.gov.br.
Com Agência Minas

PUBLICIDADE
Don`t copy text!