Putin e Macron falam de terrorismo e Ucrânia em primeiro contato por telefone

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Alexei Nikolsky/Agência Lusa

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o novo governante francês, Emmanuel Macron, mantiveram nesta quinta-feira (18) sua primeira conversa telefônica desde que Macron ganhou as eleições na França em 7 de maio. A informação é da Agência EFE.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O Kremlin informou em um comunicado que os dois governantes abordaram assuntos como a luta contra o terrorismo e a crise ucraniana.

“Também conversaram sobre a possibilidade de futuros encontros pessoais”, acrescentou a presidência russa na nota.

De acordo com o Kremlin, os dois presidentes concordaram em cooperar em assuntos regionais e internacionais, “entre eles a luta antiterrorista”.

Em particular, Putin e Macron enfatizaram a importância de continuar com o diálogo no formato “da Normandia” – Rússia, França, Alemanha e Ucrânia – para solucionar a crise ucraniana conforme o estipulado nos Acordos de Minsk.

O presidente da Rússia, acrescentou o Kremlin, parabenizou o chefe de Estado francês por sua posse e pela formação de seu governo, e ambos manifestaram sua disposição para desenvolver as “tradicionais relações de amizade” entre os dois países no âmbito político, econômico e cultural.

Para Moscou, a vitória eleitoral de Macron foi o pior dos resultados possíveis, já que, ao contrário dos outros candidatos, o novo chefe do Estado francês defende as posturas europeístas frente à Rússia, em particular no que se refere à crise ucraniana. Com Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!