Outono chega trazendo frente fria e chuvas intensas no Sul e Sudeste do Brasil

A partir do dia 19 deste mês, a chegada de uma frente fria associada a uma intensa massa de ar frio deverá provocar chuvas, ventos fortes e queda acentuada nas temperaturas na Região Sul do país.

Entre a noite de sexta-feira e o sábado (19), as chuvas intensas devem atingir o leste de Santa Catarina e do Paraná e o leste de São Paulo no final de sábado, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A partir do domingo (20), no final do dia, as chuvas intensas devem atingir o Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e zona da mata mineira. Os acumulados de chuva podem superar os 100 mm e os ventos poderão ser maiores que 60 km/h, principalmente em localidades próximas ao litoral.

A Figura 1 (abaixo) apresenta a previsão de acumulado de chuva entre os dias 16/03/2022 e 23/03/2022. As áreas em tons de rosa indicam totais de chuva em torno de 200 mm.

Figura 1: Previsão de acumulado de chuva entre os dias 16 e 23/03/2022

Frio
Entre domingo (20) e segunda-feira (21), o avanço do ar frio deve derrubar as temperaturas nas regiões Sul e Sudeste. As temperaturas máximas não devem passar de 19°C em Porto Alegre e em São Paulo, 18°C em Curitiba, 20°C em Florianópolis e 21°C no Rio de Janeiro. As temperaturas mínimas podem ficar abaixo de 5ºC em várias cidades do Sul do país. Nas áreas mais altas das serras gaúcha e catarinense, as temperaturas podem ficar próximas a 0°C.

A Figura 2 apresenta a previsão de temperatura mínima para as 6h (horário de Brasília) do dia 20/03 (domingo). Tons em azul escuro indicam temperaturas previstas por volta de 10°C.

Figura 2: Previsão de temperatura mínima para o dia 20/03/2022 às 6h (horário de Brasília)

Atenção! No momento das chuvas, fiquem atentos aos Alertas das Defesas Civis de suas cidades e acompanhem as previsões de tempo e avisos meteorológicos do #Inmet. Mais informações podem ser obtidas neste link ou AQUI.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente no portal, aplicativo e redes sociais do Inmet. Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!