Promoção da Igualdade Racial é tema de encontro dos secretários executivos dos Fóruns Regionais

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Divulgação

O fortalecimento da Promoção da Igualdade Racial na nova fase dos Fóruns Regionais de Governo nos 17 Territórios de Desenvolvimento foi um dos principais assuntos do encontro dos secretários executivos, nesta sexta-feira, (17), na Cidade Administrativa. O grupo se reuniu para discutir os preparativos para a nova fase dos Fóruns Regionais, prevista para o início de abril em todos os Territórios de Desenvolvimento.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Para a Subsecretária de Igualdade Racial, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Social, Cleide Hilda de Lima Souza, “a participação da população negra, comunidades quilombolas e povos tradicionais contribui para a construção de uma agenda territorial para subsidiar a implementação de políticas públicas necessárias para cada território”.

Além disso, Lima propõe a criação de uma agenda de 17 conferências territoriais, com a temática voltada para as Políticas de Promoção da Igualdade Racial. “É importante intensificar a discussão de combate ao racismo”, defende. “Sabemos dos desafios para a promoção da igualdade racial, tendo em vista a imensidão que é Minas Gerais. Por outro lado, contamos com o compromisso deste governo com a causa”, complementa.

Vale destacar que no ano passado, o governador Fernando Pimentel assinou o termo de adesão de Minas Gerais ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Criado por meio do Estatuto da Igualdade Racial, em 2010, o Sinapir busca a organização e articulação de políticas e serviços em prol da superação das desigualdades raciais no Brasil.

Para o secretário executivo do Território Mata, uma conferência regional na região vai propiciar mais um ganho social à população negra da região. “O município de Ubá sedia encontros de igualdade racial, com a participação de diversos municípios. Podemos manter o mesmo formato, incluindo a participação das universidades da região”, defende Labnert Mendes Ribeiro.

O subsecretário dos Fóruns Regionais da Seedif, Fernando Tadeu David, também pediu a ajuda dos secretários executivos para viabilizar o calendário de conferências nos territórios. Ele também destacou a importância da participação da população negra, comunidades quilombolas e povos tradicionais na nova fase dos Fóruns Regionais. “Além de reafirmar o compromisso com as regiões, o governo quer conversar com todos os cidadãos, para consolidar a política pública de participação popular”, argumenta.

Agenda de políticas públicas
Outro destaque da pauta de retorno dos Fóruns Regionais é o andamento da Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo – Novos Encontros. Esta estratégia prioriza os Territórios de Desenvolvimento do Alto Jequitinhonha, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri, Norte e Vale do Rio Doce.

No ano passados, das 17 ações inicialmente pactuadas, coordenadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e realizadas por órgãos e entidades públicas parceiras, oito foram completamente cumpridas em 2016 e outras seis foram parcialmente realizadas. Apenas três ainda estão em fase de planejamento.

Entre as ações desenvolvidas pela Sedese está a capacitação de equipes do Sistema Único de Assistência Social (Suas), a doação de veículos aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), além do atendimento a quase quatro mil famílias no Programa de Segurança Alimentar e a capacitação de comunidades tradicionais.

A nova fase do programa dos Fóruns Regionais está prevista para o início de abril em todos os Territórios de Desenvolvimento. Conheça os Fóruns: www.forunsregionais.mg.gov.br. Com Agência Minas

PUBLICIDADE
Don`t copy text!