Aeroporto Internacional de Belo Horizonte recebe certificado de segurança contra incêndio e pânico

Divulgação/BH Airport

Depois de uma força-tarefa, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) concedeu o Auto de Vistoria (AVCB) para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Desde maio deste ano o principal modal aeroportuário do estado, que passa por período de obras e expansões, foi certificado após serem verificadas as medidas de segurança contra incêndio e pânico instaladas nos novos terminais de passageiros e estacionamentos.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

“O aeroporto em Confins é a porta de entrada do mundo para Minas Gerais. A BH Airport demonstrou o interesse de se regularizar e nós apoiamos a iniciativa. Com mais segurança, evitamos ter problemas no aeroporto, que recebe centenas de pessoas por dia”, afirma o diretor de Atividades Técnicas do CBMMG, coronel Marcus José Tibúrcio Lima.

O processo para obtenção do AVCB foi iniciado em 2015, com o projeto de prevenção e combate a incêndio do novo terminal (Terminal 2), e com o levantamento da infraestrutura disponível no Terminal 1, já existente.

Como o Terminal 1 é uma edificação construída na década de 1980, foram necessárias adequações de acordo com os critérios de segurança atuais. Este processo envolveu os edifícios do Terminal de Passageiros propriamente dito, a Central de Utilidades 1 e os estacionamentos B, C e D.

Para o Terminal 2, inaugurado em dezembro de 2016, o projeto envolveu todos os espaços, inclusive a Central de Utilidades 2 – área técnica e casa de máquinas que reúnem a subestação de energia, torres resfriadoras, entre outros. Ambos os projetos foram aprovados no segundo semestre de 2016.

A partir da aprovação dos projetos, foram realizadas as vistorias pelo Corpo de Bombeiros, nos terminais 1 e 2 ao longo de duas semanas e, em novembro de 2016, foi obtido o AVCB provisório. Em maio desde ano, após todas as vistorias necessárias dos demais pontos dos terminais (Estacionamentos A, E, F, G, H), foi concedido o AVCB definitivo.

Em nota, a BH Airport, que administra o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, afirma que a obtenção do AVCB demonstra que toda a infraestrutura do aeroporto está regular em relação às normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros. A obtenção do AVCB é uma exigência corrente dos órgãos ambientais para que o aeroporto obtenha a emissão da Licença de Operação.

A BH Airport ainda afirma que “a obtenção do AVCB demonstra o compromisso da concessionária BH Airport com o cumprimento de todas as exigências do Corpo de Bombeiros que garantam instalações seguras para todos os usuários e passageiros que transitam pelo aeroporto todos os dias”.

BH Airport
A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport – operador do Aeroporto de Zurique, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo -, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil, que tem 49% de participação. Com Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!