Nutricionistas destacam benefícios da manga, banana manica, laranja pera e morango

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Rica em caroteno, vitamina A, vitamina C, vitaminas B1, B2, B5 e sais como o fósforo, ferro e cálcio, a manga é uma das frutas que podem ser encontradas com maior facilidade em agosto nas feiras, sacolões e supermercados. Ela contém quantidades significativas de antioxidantes que reduzem a ação maléfica dos radicais livres, combatem o envelhecimento precoce e auxiliam na saúde da pele.

Conheça as frutas que estão na época e seus benefícios, de acordo com a equipe de nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo:

Banana nanica
Considerada preferência nacional, a banana é uma fruta de alto valor nutricional. É rica em carboidrato e muito famosa por ser fonte de potássio, mineral que auxilia no controle da pressão arterial. Além disso, a banana auxilia no bom humor, uma vez que é rica em triptofano e vitamina B6 que agem como estímulo para a serotonina. O que muitas pessoas não sabem é que a casca da banana também possui vitaminas e pode ser utilizada em várias preparações saudáveis, como farofa e antepastos.

Laranja Pera
A laranja é uma fruta fonte de vitamina C, além de conter fibra, ácido fólico, potássio e antioxidantes, possui diversos benefícios, entre eles ação preventiva contra gripes e resfriados, melhora função do sistema digestivo e auxilia na prevenção de anemia, pois aumenta a absorção do ferro. A melhor forma a ser consumida é in natura.

Morango
O morango é rico em vitaminas C, A, B5 e B6. Dentre os minerais, o Cálcio, Potássio, Ferro, Selênio e Magnésio são os de maior destaque na composição. Outro nutriente encontrado em grandes quantidades no morango são as fibras (cerca de 2,5 gramas por 100 gramas). A fruta também é rica em antioxidantes, como antocianinas e o ácido elágico, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, na prevenção de doenças cardiovasculares e de diversos tipos de câncer e na redução de inflamações. Além disso, possui “zeaxantina“, uma substância importante para a saúde dos olhos.

Mousse de cacau com frutas
Mousse
Ingredientes
2 laranjas médias (400g)
3/4 de abacate maduro (220g)
2 colheres (sopa) de açúcar demerara (30g)
1 e 1/2 colher (sopa) de cacau em pó (15g)
5 gotas de essência baunilha

Modo de Preparo
Lave, higienize, esprema as laranjas e reserve seu suco. Lave, higienize e descasque o abacate. Bata no liquidificador a polpa do abacate, o suco de laranja, o açúcar demerara, o cacau em pó e a baunilha até obter uma mistura homogênea. Coloque a mousse em uma taça.

Cobertura
Ingredientes
2 morangos (30g)
6 uvas sem sementes (30g)
3/4 de manga palmer (90g)
1 folha de hortelã

Montagem
Lave e higienize os morangos, as uvas, a manga e a hortelã. Corte os morangos e as uvas ao meio e a manga em cubos. Disponha as frutas por cima da mousse, decore com a folha de hortelã e sirva.

Rendimento: 4 porções
Peso da porção: 100g
Valor calórico da porção: 110 Kcal
Tempo de preparo: 25min
Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!