Dia do Comerciante: dicas para aproveitar datas sazonais e vender mais no e-commerce

Com grandes eventos, como a Copa do Mundo, e datas comemorativas que aquecem o setor, a expectativa do varejo é que as vendas aumentem até 12% no segundo semestre deste ano, em relação a janeiro a junho de 2022. De acordo com sugere Andrei Dias, Head de vendas da Nexaas, Retail Tech especialista em inovação para o varejo, o mercado de vendas online deve crescer ainda mais até o fim deste ano e uma atuação assertiva durante este tipo de ocasião será determinante para aumento das vendas.

Mas para isso, é necessário muito planejamento aliado a uma marcante experiência de marca. “Isso acontece porque são dias que as pessoas acessam a internet com a intenção de comprar algo e são influenciadas, normalmente, por boas ofertas de preço e condições de pagamento”, explica.

Ainda segundo o especialista, apesar de não ter a mesma força de outras datas comemorativas, o Dia do Comerciante, comemorado neste sábado, 16 de julho, também é uma ótima oportunidade para as marcas aumentarem seu engajamento e naturalmente impulsionarem suas vendas.

“Conseguir bons resultados no e-commerce vai de encontro, diretamente, com oferecer boas condições para os seus consumidores. A comemoração é feita para quem vende, mas quem compra também pode receber boas oportunidades e assim a troca é feita mais facilmente. Maior conversão e maior satisfação”, explica.

Pensando nisso, Andrei aponta as melhores estratégias de atuação de uma marca no e-commerce em datas especiais para o varejo.

Veja abaixo:
Você sabe quais datas devem estar presentes no seu planejamento?
Saber quais as datas sazonais que fazem parte do calendário, faz toda a diferença para o negócio. Por isso, é importante que sempre que comece a fazer o planejamento daquele semestre, por exemplo, anote todas as datas que podem te ajudar a vender mais. Planeje com antecedência quais ações você vai realizar para cada data comemorativa. Assim, na hora de colocar em ação, fica mais fácil!

Frete, e agora?
Você sabia que, de acordo com a pesquisa Ebit Nielsen, os consumidores consideram o valor do frete como um dos principais fatores para realizar a compra ou não? Por isso, para as datas comemorativas, é legal que você se planeje para oferecer frete grátis, dessa maneira, as chances de conversão são maiores e de fidelização do cliente também.

‘Devo oferecer desconto em todas as datas?’
Não há necessidade de oferecer descontos consideráveis ou fazer grandes ações de marketing. Você pode oferecer pequenos benefícios como frete grátis, cupons ou até mesmo brindes. Essas pequenas ofertas podem facilitar a finalização da compra na sua loja e o consumidor sairá satisfeito.

Melhores formas de pagamento
Para as datas, como o Dia do Consumidor, comemorada em abril, você pode oferecer outras formas de pagamento, diferentes das que oferece no dia a dia. Se naquele momento você não consegue oferecer frete grátis, brindes e descontos, opte por melhorar as formas de pagamento para que seu consumidor se sinta beneficiado de alguma forma. Ofereça maiores condições de parcelamento com menores taxas, por exemplo.

Produza conteúdo!
Por fim e não menos importante, lembre-se que as redes sociais são importantíssimas para que suas vendas aumentem. Por isso, produza conteúdos diferentes, educativos e de entretenimento para seus seguidores e possíveis compradores. Dessa forma, você estará presente no cotidiano deles e será lembrado quando chegar o momento da venda! Com informações da assessoria de imprensa da Nexaas

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