Expocafé 2021 será on-line e começa na próxima terça-feira

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

A Expocafé 2021 começa na próxima terça-feira, 18 de maio. O evento, que pela segunda vez será em formato totalmente on-line, contará com palestras, debates, dicas técnicas, apresentação de novas tecnologias e estandes virtuais para exposição e negociação de equipamentos e insumos para a cafeicultura. A programação, destinada a produtores, técnicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais que atuam em diversos segmentos da cadeia produtiva, poderá ser acompanhada pelo site www.expocafeoficial.com.br.

As atividades ocorrem até a sexta-feira, 21 de maio. Entre as atrações, está o 2º Encontro Técnico da Expocafé que contará com painéis temáticos sobre Inteligência Artificial, Tecnologias para a Cafeicultura Familiar, e Gestão da atividade. Os debates acontecem entre os dias 18 e 20 de maio, com mediação de pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A participação se dará mediante inscrições prévias, que já podem ser feitas pelo site.

O painel “Inteligência Artificial na Cafeicultura” abre a programação do Encontro Técnico, no dia 18, às 17h30. Os convidados serão o professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Danton Ferreira, que abordará o tema “O papel da Inteligência Artificial no agro 4.0”; o professor do Departamento de Engenharia Rural da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rouverson Pereira, que falará sobre “Inovações tecnológicas para a inserção da cafeicultura na agricultura digital”, e o representante da Gonzaga Treinamento e Consultoria Agrícola, Luiz Gonzaga Ferreira Júnior, que apresentará o tema “Uso do aprendizado de máquinas na colheita mecanizada do café”. A moderação será feita pela pesquisadora Vânia Silva.

Na quarta-feira,19, também às 17h30, será realizado o painel “Tecnologia para a cafeicultura familiar”, que terá como mediador o pesquisador César Botelho. Os temas abordados serão “Tecnologias desenvolvidas pela Epamig com aplicação na agricultura familiar”, apresentado pelo coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Cafeicultura da Empresa, Rogério Silva; “Assistência técnica e extensão rural para a cafeicultura familiar”, ministrado pelo coordenador técnico estadual de cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussu; e “Benefícios do ATeG na cafeicultura mineira”, com o supervisor de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar no Sul de Minas, Rodrigo Elias Almeida Dias.

A programação do Encontro Técnico será encerrada no dia 20 de maio, com o painel “Gestão na Cafeicultura”, que terá início às 17h30. O moderador será o pesquisador Gladyston Carvalho e os convidados serão o engenheiro agrônomo Rodrigo Ticle Ferreira; o consultor Milton Verdade Costa; e o diretor da Sancoffee, Fabrício Andrade. Os temas tratados serão, respectivamente, “Projeto Educampo” (Sebrae), “Como fazer a gestão de uma fazenda” e “Gestão da comercialização do Café”.

O público poderá interagir com os palestrantes e debatedores, por meio do chat ao vivo.

Dinâmica de Máquinas
Parte da programação presencial da Expocafé, as Dinâmicas de Máquinas serão destaque também no formato virtual. Assim como na edição de 2020, o conteúdo será disponibilizado em parceira com a Rede Social do Café Peabirus. Serão 19 estações virtuais, nas quais o público terá a oportunidade de acompanhar vídeos que demonstram, em campo, o funcionamento de máquinas e produtos para a lavoura cafeeira.

As estações institucionais serão conduzidas por pesquisadores e técnicos da Epamig, da Ufla e da Emater-MG que apresentarão, na prática, tecnologias de cultivo e manejo. Além disso, fabricantes e representantes, demonstrarão, nas estações empresariais, a aplicação e funcionamento de produtos e equipamentos para a lavoura.

A Epamig será responsável pela condução de três estações: “Unidades demonstrativas de café arábica para a região do Cerrado Mineiro”, conduzida pelo pesquisador Gladyston Carvalho; “Unidades demonstrativas de café arábica para o Sul de Minas”, ministrada pelo pesquisador César Botelho; e “Manejo do Mato x Cultivo de Brachiaria nas Entrelinhas de Cafeeiros”, apresentada pelo pesquisador Elifas Nunes Alcântara.

As dinâmicas de máquinas estarão disponíveis no espaço Café Play, no qual o público poderá assistir também vídeos com dicas de pesquisadores e relatos de mulheres na cafeicultura. O acesso ao espaço é gratuito e não demanda inscrições prévias.

Estandes virtuais
Mais uma vez, empresas de máquinas, insumos e serviços para a cafeicultura contarão com estandes virtuais para a apresentação de produtos e negociações com possíveis clientes. A SWZ Máquinas, que desde 2008, oferece equipamentos que auxiliam na pós-colheita do café, apresentará a linha que inclui varredoura, recolhedoras e o secador estático. Dentre os destaques, a varredoura aranha, que consegue realizar até três operações (arruação, enleiramento e esparramação de ciscos), e que terá o funcionamento demonstrado nas Dinâmicas de Máquinas.

A Adubos Real S.A vai lançar a linha Real Adjuvantes com o objetivo de aumentar a eficácia da aplicação e da absorção dos ingredientes ativos presentes na solução de pulverização agrícola. A linha conta com quatro produtos que auxiliam no condicionamento da solução (Multiherb, Multicopa e Multioil) e na limpeza e descontaminação dos tanques e equipamentos de pulverização (Multilimp).

Os estandes virtuais estarão disponíveis para a visitação a partir da terça-feira, 18 de maio, às 8h.

O evento
A Expocafé contará também com quadros especiais como a Expocafé Mulheres e o Hub Conecta Café. O evento é organizado pela Epamig, pela Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelo Governo de Minas Gerais, com apoio institucional da Prefeitura de Três Pontas, da Cocatrel, da Ufla, da Emater-MG e do Consórcio de Pesquisa Café. Com informações da Assessoria de Comunicação da Epamig.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!