Jogos de Tóquio serão realizados conforme planejado, diz COI

Um funcionário de alto escalão do Comitê Olímpico Internacional enfatizou que os Jogos de Tóquio deste ano serão realizados conforme planejado. Ele fez esta declaração em um momento em que crescem temores sobre a infecção pelo novo coronavírus.

John Coates, presidente da Comissão de Coordenação dos Jogos, do COI, falou em uma entrevista coletiva na capital japonesa na sexta-feira, após uma reunião com os organizadores dos Jogos de Tóquio.

Em relação ao surto do coronavírus, Coates disse que o governo japonês está adotando medidas com responsabilidade, e que o COI continua realizando conversações com a Organização Mundial da Saúde. Ele salientou que os Jogos serão realizados de uma maneira segura para atletas e espectadores.

Coates mencionou que havia preocupações em relação à zika antes da Olimpíada do Rio em 2016. Ele afirmou que embora a OMS tivesse dito, na época, que era muito baixa a possibilidade de disseminação do vírus no verão, alguns atletas se recusaram a participar dos Jogos. Ele reconheceu que informações oferecidas por funcionários não eram suficientes.

Enquanto isso, o diretor-geral do comitê organizador dos Jogos de Tóquio, Toshiro Muto, falou sobre o revezamento da tocha olímpica e testes de eventos esportivos, que devem ter início em março. Ele afirmou ter confirmado que os organizadores, o COI e associações esportivas internacionais irão compartilhar informações. Muto citou também que eles vão continuar a discutir os detalhes.

Coates revelou que arranjos estão sendo feitos para que o presidente do COI, Thomas Bach, viaje para Hiroshima em 18 de maio, onde irá participar de um evento de revezamento da tocha olímpica e visitar o Parque Memorial da Paz e o museu no local. Com informações da TV NHK do Japão

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!