Carro fumacê combate ao mosquito transmissor da Dengue em municípios mineiros

Diante do aumento do número de casos de dengue e chikungunya na região Nordeste de Minas, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou na região do Vale do Jequitinhonha, desde 9 de janeiro, ação de combate ao mosquito Aedes aegypti por meio da utilização do veículo de UBV (Ultra Baixo Volume). A aplicação do inseticida com o uso do carro UBV tem a finalidade principal de eliminar das fêmeas do mosquito Aedes aegypti.

Em Almenara, no Vale do Jequinhonha, mais de 700 quarteirões, incluindo o distrito de Pedra Grande, estão sendo atendidos com dois veículos UBV, que estão realizando a ação de intervenção em dois períodos: das 5h às 9h e das 17h às 21h. No município de Rubim, também no Jequitinhonha, serão 170 quarteirões atendidos, e o carro iniciará a ação no município no período de 16 a 28/1. Já Jacinto (237 quarteirões) será atendido no período de 23/1 a 4/2.

Com a chegada do período sazonal das chuvas, juntamente com o aumento das temperaturas, o risco de proliferação do Aedes aumenta, o que torna a ação fundamental para prevenir a alta das notificações do número de casos de arboviroses, principalmente nos municípios que têm apresentado tendência de surto.

O diretor da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, Marcelo Barbosa Alves, destacou que são necessárias diversas ações para atingir a efetividade no combate ao Aedes.

“Com a parceria SES/Cosems, conseguimos operacionalizar a ação do carro fumacê na nossa região, que tem como objetivo complementar outras iniciativas de combate aos focos realizadas pelo município. É uma estratégia que busca conter o vetor, mas paralelo, outras ações devem ser realizadas como, por exemplo, manejo ambiental e mobilização social, para que possamos ter uma ação efetiva. Na regional de saúde de Pedra Azul, também temos reunido o Comitê Regional de Enfrentamento às Arboviroses, semanalmente, para analisar o cenário e buscar respostas para as situações mais críticas”, esclareceu.

Carro UBV
Conhecido popularmente como fumacê, o UBV é um veículo que passa pelas ruas da cidade disparando jatos de inseticida em nuvem ou fumaça. O nome UBV se deve à sigla Ultra Baixo Volume, ou seja, defensivos com baixa concentração ou diluídos que são aprovados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e autorizados pela Anvisa.

Eficientes no combate ao mosquito, os UBVs são utilizados em locais em que a proliferação do mosquito representa risco à população e a administração do fumacê depende do apoio da população local, já que alguns cuidados são necessários durante a passagem do carro.

O que você deve fazer quando o carro do fumacê passar?

1. Abrir portas e janelas; isso aumenta a eficiência da pulverização;

2. Cobrir alimentos que estejam prontas para consumo;

3. Cobrir alimentos e bebidas;

4. Após a aplicação lavar frutas e verduras antes do consumo;

5. Cobrir aquários, gaiolas, bebedouros e recipientes com alimentos dos animais de estimação;

6. Proteger animais domésticos;

7. Levantar colchas das camas e cortinas;

8. Recolher roupas do varal;

9. Manter livre os locais da casa que servem de abrigo para o mosquito, como, por exemplo, embaixo das mesas ou atrás de armários, entre outros;

10. Afastar armários e sofás da parede;

11. Não ficar em cômodos fechados, procurar um local arejado durante a aplicação do inseticida;

12. Evitar ficar próximo ao veículo de UBV para não ter contato com o produto.
Com Agência Minas

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!