Santuário Nossa Senhora da Piedade promove a 1ª Missa Tridentina em Pará de Minas; celebração é em latim

A Missa Tridentina, conhecida também como rito latino, foi normatizada no Concílio de Trento na Itália em 1570. Mas a história é bem antiga e vem do Império Romano do Ocidente. Na celebração o único idioma utilizado é o latim também chamado de língua universal da fé.

Em 2007 o Papa Bento XVI regulamentou a possibilidade de utilizar nos dias de hoje a liturgia tridentina e tem feito sucesso no Brasil desde então. Especialmente com os jovens que lideram um movimentado conhecido como Juventutem, liderado por pessoas de 16 a 34 anos.

Pela primeira vez um rito extraordinário será celebrado em Pará de Minas. O Santuário Nossa Senhora da Piedade receberá no dia 19 de setembro Dom Fernando Arêas Rifan, bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney. Ele é referência neste tipo de celebração no país.

O administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, padre Charley Marcelino Silva, faz um convite a todos os fiéis a comparecerem ao Santuário de coração aberto e sem pré-julgamentos:

Charley Marcelino Silva
charleytridentina1


Ao contar sobre a missa a outras pessoas, padre Charley recebeu algumas críticas, dizendo que ele estaria retrocedendo ao trazer uma celebração nos moldes de antigamente.

Ele vê estes questionamentos como palavras de quem sequer viveu uma missa como a tridentina e espera que os fiéis gostem da novidade:

Charley Marcelino Silva
charleytridentina2

A celebração tridentina segue os ritos antigos e há muitas diferenças em relação às missas que os católicos estão acostumados. Para começar o padre reza de costas para os fiéis pois a missa é oferecida a Deus. Outra diferença é a língua, em latim, e apenas a homilia é em português em algumas situações.

Outro destaque é que a celebração é feita apenas pelo padre e não há ajudantes. Até mesmo a comunhão é entregue por ele diretamente na boca do católico, sem o fiel poder colocar as mãos na hóstia. Há também outras novidades:

Charley Marcelino Silva
charleytridentina3

A missa tridentina celebrada por Dom Fernando Arêas Rifan será no dia 19 de setembro ás 19 horas no Santuário Nossa Senhora da Piedade e faz parte também das comemorações dos 160 anos de Pará de Minas.

O Coral Bittencourt será responsável por cantar na missa e o repertório será de músicas em latim.

Neste domingo, 15 de setembro, a paróquia celebra a Padroeira de Pará de Minas e do Estado de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!