Governo dos EUA anuncia restrições para concessão de vistos a autoridades chinesas

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirma que o governo de seu país passará a impor restrições para a concessão de vistos a certos indivíduos chineses, devido às atividades de Pequim no Mar da China Meridional.

Pompeu fez o anúncio durante uma declaração proferida ontem (14), menos de uma semana antes de Joe Biden ser empossado como presidente.

Segundo o informe, os indivíduos sujeitos às restrições incluem executivos de empresas estatais e autoridades do Partido Comunista Chinês e do Exército da Libertação do Povo.

Pompeo afirmou que tais indivíduos são “responsáveis ou cúmplices” em pelo menos uma de duas atitudes realizadas no Mar da China Meridional.

As atitudes são “aterramento, construção ou militarização em grande escala em pontos de disputa” e “o uso por parte da China de coerção contra reivindicações de países do sudeste asiático para inibir o acesso a recursos em alto mar”.

Pequim reivindica maior parte do Mar da China Meridional. No entanto, suas exigências territoriais sobrepõem-se a de alguns membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) e de Taiwan.

O Departamento de Estado americano não divulgou os nomes ou número exato de indivíduos que serão alvo das novas sanções.

O Departamento de Comércio dos EUA também afirmou, na quinta-feira, que acrescentou a estatal chinesa de petróleo, Chinese National Offshore Oil Corporation (CNOOC, na sigla em inglês) à sua lista de entidades. Exportações de empresas americanas para firmas contidas na lista são efetivamente proibidas.

A pasta afirma que a CNOOC tem “abusado e ameaçado repetidas vezes a exploração e a extração de petróleo e gás em alto mar, no Mar da China Meridional”. E acrescentou que a estatal chinesa tem agido de tal forma “com o objetivo de conduzir o risco político por partes estrangeiras interessadas, incluindo o Vietnã”. Com informações da TV NHK do Japão

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!