Final única da Copa Libertadores em 2019 será em Santiago, no Chile

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Foto: CONMEBOL/Divulgação

Em reunião de Conselho no dia de hoje, foram tomadas duas decisões históricas: Santiago do Chile será sede da Final Única da CONMEBOL Libertadores 2019 e a disputa da final da CONMEBOL Sul-Americana 2019 em jogo único, cuja cidade sede será Lima, Peru.

A escolha de ambas as sedes de estas grandes festas do futebol sul-americano foi feita após um estudo rigoroso de critérios, mecanismos, processos de seleção, tendo em conta parâmetros relacionados com: a organização, logística, segurança, tecnologia, aspectos políticos, sociais, ambientais e legais, hospedagem, mobilidade e assuntos comerciais como a transmissão televisiva e comercialização desses grandes eventos.

Foram três as cidades que se candidataram para sediar a grande final pela Glória Eterna de 2019, Montevidéu (Uruguai), Lima (Peru) e Santiago (Chile). Montevidéu desistiu de sua candidatura. As cidades foram visitadas para a inspeção da infraestrutura geral por representantes da CONMEBOL e FC Diez, consórcio conformado pela IMG & Perform que presta serviços de consultoria e comercialização de direitos de marketing esportivo, e com longa experiência em áreas como organização de eventos, operação, segurança e marketing.

As inspeções duraram dois dias e meio em cada cidade. Foram visitados os estádios, locais de treinamento, hotéis, aeroportos, locais para torcedores/ área de exposição pública, entre outros. As revisões e avaliações resultaram em um informe detalhado com as recomendações da equipe de trabalho apresentado ao Conselho da CONMEBOL, que foi colocado à votação, resultando na seleção da cidade Santiago do Chile.

Com a decisão do Conselho de que a CONMEBOL Sul-Americana também será disputada em uma Final Única em 2019, foi definido que a sede será na cidade de Lima, Peru.

“Essas decisões se devem ao objetivo estratégico de promover o desenvolvimento esportivo do futebol sul-americano através de maiores recursos, mais investimentos e melhores padrões em todos os níveis. Além de gerar mais receita para reinvestimento no desenvolvimento esportivo, as Finais Únicas serão uma grande oportunidade para a América do Sul dar um grande salto em infraestruturas esportivas, organização de eventos, controles de segurança, conforto e atenção nos estádios, e promover torneios regionais e mundiais, clubes e jogadores. As Finais Únicas da CONMEBOL Libertadores e da Sul-Americana serão eventos que irão inspirar todos os sul-americanos a Acreditar Sempre”, disse o presidente Alejandro Dominguez.

O presidente da Federação de Futebol do Chile, Arturo Salah, disse que “o desenvolvimento do nosso futebol está ligado a grandes eventos”. “É uma aposta que sempre fizemos, e hoje nós a redobramos ante esta Final Única de CONMEBOL Libertadores 2019, pela história que une o Estádio Nacional com o torneio e pela capacidade de organização que queremos seguir mostrando para receber como sabemos todos os visitantes do continente”.

O presidente da Federação Peruana de Futebol, Edwin Oviedo, disse que “é uma grande honra esta decisão histórica do Conselho da CONMEBOL para a escolha da cidade de Lima para sediar a primeira Final Única da CONMEBOL Sul-Americana 2019. A FPF estará à altura deste importante evento do futebol sul-americano e mundial. É um novo suporte para uma gestão profissional e transparente, em favor do futebol peruano, após a classificação histórica da seleção do Peru para o Mundial Rússia 2018, depois de 36 anos de ausência na máxima competição esportiva”.

As Finais Únicas serão mais do que um jogo, serão um grande evento esportivo, cultural e turístico que trarão grandes benefícios para o futebol sul-americano, seus clubes e seus torcedores. Com site da oficial da CONMEBOL

PUBLICIDADE