Moradores da zona rural de Itaúna são vacinados contra Febre Amarela

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Na luta contra a Febre Amarela, a Prefeitura de Itaúna realiza, no próximo sábado, 14 de abril, mais um Dia D de vacinação contra a doença. Todas as unidades de saúde da zona rural ficarão abertas das 08h às 16 horas, para imunização da parcela da população que ainda não recebeu a dose. Na área urbana, a mobilização foi realizada no último final de semana com atendimento a 637 itaunenses.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O Dia D faz parte do pacote de ações adotado para evitar a proliferação do vírus transmissor da Febre Amarela. De acordo com os últimos dados coletados pelo Estado, Itaúna alcançou a meta de 95% da população vacinada contra a doença. O índice de cobertura divulgado nesta quinta-feira, 12, é de 95,6%.

“É importante que as cadernetas de vacinação estejam à mão para conferência, pois, é necessário apurar, antes da aplicação, se a pessoa já recebeu ou não a dose, para que ela não seja exposta a riscos”, ressalta a enfermeira Idamyana Oliveira, referência técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

Ações reforçadas
A prevenção é o melhor remédio contra a Febre Amarela e, em Itaúna, as estratégias para evitar a proliferação da doença não param. O trabalho intensivo realizado pelo Município, nesse sentido, desde 2017, foi bastante eficaz até o momento e ainda ganhará reforço. Em março teve início mais um mutirão, com varredura em todas as regiões da cidade que contam com o programa Estratégia de Saúde da Família – ESF.

Os agentes comunitários, uniformizados, percorrem os domicílios para verificar os cartões de vacinas e disponibilizar, caso confirmada a necessidade, atendimento àqueles que ainda não estão imunizados. Para ampliação da cobertura, os profissionais atuarão após o expediente normal, portanto, continuarão em serviço após 16 horas. Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaúna

PUBLICIDADE
Don`t copy text!