MG lança publicação gratuita Atlas dos Insetos

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), participa do “Atlas dos Insetos”, publicação gratuita editada pela Fundação Heinrich Boll no Brasil.

O Atlas utiliza dados científicos e formato visual para explicar a contribuição dos insetos para a sociedade e o bem-estar humano. Além disso, a publicação contextualiza os leitores sobre as causas de desaparecimento de alguns insetos e disponibiliza alternativas para reverter essa situação a partir de práticas ecológicas na agricultura e políticas públicas de proteção.

A pesquisadora da Epamig, Madelaine Venzon, é membro do conselho editorial do Atlas dos Insetos e autora de três capítulos da obra. Para ela, o Atlas desmistifica a ideia de que os insetos são “vilões” na sociedade, sempre com informações baseadas em dados científicos e em pesquisas desenvolvidas pela Epamig e outras instituições.

“É preciso desconstruir essa ideia de que insetos não são benéficos para os seres humanos. A partir dos insetos temos a produção de mel, a polinização dos cultivos, o controle biológico de pragas na agricultura e até mesmo fontes de proteína animal”, destaca Madelaine.

Além da Epamig, o evento on-line contará com a participação do coordenador de Programas e Projetos da Fundação Heinrich Böll na área de Justiça Socioambiental, Fernando Montenegro; e do membro da coordenação do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Leonardo Melgarejo. A mediação será da jornalista Luiza Caires. Com informações da Assessoria de Comunicação da Epamig.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!