Vereador denuncia que testes do pezinho realizados em UBS foram extraviados; prefeitura não se manifesta

No quinto dia de vida do bebê é imprescindível que o pai, a mãe ou responsável, leve a criança até uma unidade de saúde e faça o Teste do Pezinho. O exame é obrigatório e oferecido gratuitamente pela rede pública de saúde, e detecta seis doenças, como hipotireoidismo congênito, hiperplasia adrenal congênita e fenilcetonúria. Descobrindo uma destas enfermidades e tratando, a criança cresce saudável e tem uma vida normal.

Quanto mais rápida a identificação da doença e início do tratamento, maior a possibilidade de evitar sequelas nas crianças, como deficiência mental, microcefalia, convulsões, comportamento autista e até crises epilépticas.

Em Pará de Minas, o teste é realizado no Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (CASMUC) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). São dezenas de exames feitos diariamente.

Porém o vereador Marcus Vinícius Rios Faria (MDB) faz uma denúncia gravíssima. Segundo ele, pais levaram os bebês a uma UBS, o sangue foi coletado e após várias semanas de espera, nenhum resultado foi entregue. Para piorar alguns exames foram extraviados, como explica o vereador:

Marcus Vinícius Rios Faria
marcusviniciustestpez1

Segundo o Ministério da Saúde, coletar após o 30º dia de vida é considerado tardio, pois é o tratamento logo após o diagnóstico no recém-nascido, que garante melhores chances de cura. O vereador destacou ainda que alguns pais fizeram o exame particular, mesmo que após o prazo indicado:

Marcus Vinícius Rios Faria
marcusviniciustestpez2

Ênio Talma Ferreira de Rezende (PSDB) é vereador e também médico. Ele cita a importância do Teste do Pezinho para estes bebês, pois o diagnóstico precoce trata e cura muitas doenças:

Ênio Talma Ferreira de Rezende
eniotalmatestpez1

A reportagem do Portal GRNEWS procurou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Pará de Minas para que a gestão municipal pudesse se manifestar sobre a denúncia feita pelo vereador, mas ninguém retornou até esta publicação.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!