Incêndio de grande proporção causa prejuízos e fumaça tóxica cobre Pará de Minas. Veja imagens e vídeo

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp


Nos últimos dias o número de queimadas aumentou assustadoramente na região de Pará de Minas. Por todos os lados são vistos focos de incêndio nas matas. O fogo destrói a fauna, a flora e causa prejuízos materiais.

Assista



Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter


O ar seco e os ventos contribuem para a propagação rápida das chamas. A umidade relativa do ar baixa e a falta de chuva também facilitam a combustão do mato seco em grandes áreas.


Nesta segunda-feira, 11 de setembro, um incêndio de grandes proporções atingiu o bairro Várzea e as margens da avenida Alano Melgaço, na região central da cidade. A fumaça cobriu o Centro de Pará de Minas e incomodou muita gente, especialmente quem tem problemas respiratórios.


As labaredas de fogo foram combatidas por equipes do Corpo de Bombeiros e por pouco não atingiram residências. Não se sabe a origem da queimada, se foi acidental ou provocado por incendiários.


Antônio Alves de Oliveira, proprietário de um depósito de materiais recicláveis na avenida Alano Melgaço, conta que seu estoque de papelões foi totalmente destruído e o prejuízo pode superar R$ 20 mil. Mas apenas com papelões ele estima perdas de R$ 3 mil:


Antônio Alves de Oliveira
queimadasantonio


O dono de um terreno existente nas proximidades do local atingido pelo incêndio na avenida Alano Melgaço, Maurílio Francisco da Costa, não viu como começou o fogo, pois, estava em uma chácara próxima no bairro Várzea ajudando apagar a queimada que havia começado pela manhã:


Maurílio Francisco da Costa
queimadamaurilio


Beatriz Ferreira, moradora de uma residência próxima à área atingida pelo incêndio, revela que as chamas começaram por volta das 8 horas e foi avançando durante o dia. Ninguém imaginava que a queimada pudesse provocar tamanho estrago:


Beatriz Ferreira
queimadasbeatriz1


Ela disse que muitas pessoas limpam o jardim, retiram as folhas e ajuntam. Ao invés de fazer o descarte correto o material é queimado e acaba gerando muita fumaça e comprometendo a qualidade do ar nos bairros Jardim Castelo Branco, Várzea a adjacências:

Beatriz Ferreira
queimadasbeatriz2


Maria da Conceição Ferreira, outra moradora da localidade, estava indignada com a situação. Ela lembra que tinha limpado a sujeira provocada pelo incêndio e foi surpreendida com o poder de destruição das labaredas:


Maria da Conceição Ferreira
queimadamariadaconceicao


O comandante interino da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, tenente Davi Braga Linke, disse que informações preliminares indicam que o fogo começou em um bambuzal e depois atingiu o depósito de materiais recicláveis:

Tenente Davi Braga Linke
queimadadavilinke1


A estrutura do imóvel foi afetada em razão da intensidade das chamas e por isso o local será interditado até que seja feita uma vistoria futura:

Tenente Davi Braga Linke
queimadadavilinke2


Os Bombeiros utilizaram alguns equipamentos especiais para conseguir entrar no local e combater as chamas:

Tenente Davi Braga Linke
queimadadavilinke3


Investigações futuras poderão comprovar a origem do fogo, mas, informações recebidas pela equipe do Corpo de Bombeiros indicam que o incêndio foi criminoso:

Tenente Davi Braga Linke
queimadadavilinke4


O comandante dos Bombeiros reconhece que desta vez a ajuda dos populares foi benéfica e ajudou no combate as chamas. Entretanto, ele alerta que nem sempre as pessoas devem fazer isso, pois, não são preparadas e também não possuem os equipamentos utilizados pelos bombeiros:

Tenente Davi Braga Linke
queimadadavilinke5


A equipe do Corpo de Bombeiros era composta por aproximadamente 20 militares, inclusive, alguns que estavam de folga foram chamados para ajudar no combate às chamas. Também foram gastos aproximadamente 10 mil litros de água.


O trânsito foi interditado na avenida Alano Melgaço, no trecho entre a esquina com a rua Dr. Cândido e o cruzamento com a rua Nova Serrana. A energia elétrica no local do incêndio também foi cortada.

As equipes do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas apagaram as chamas com o auxílio de um carro pipa e equipamentos. Não houve registro de pessoas feridas.








Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!